Na tarde de terça-feira, dia 14, integrantes do Coama, o Conselho Ambiental do Município de Araranguá, e representantes de diferentes segmentos participaram de uma reunião no auditório da unidade administrativa do Samae. Desta vez, a pauta ficou centralizada nas questões do PDM, o Plano Diretor Municipal.
Os primeiros a chegarem no encontro, cujo início ocorreu às 16 horas, foram o presidente do Coama, biólogo e diretor operacional da Fama, a Fundação Ambiental do Município de Araranguá, João Rosado; o secretário executivo do órgão, Ricardo Vicente, o membro e controlador interno do Samae, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto, Álvaro da Conceição.
Durante os debates, destaque para temas como: atualizações no PDM, assunto coordenado na reunião pela diretora de Indústria e Comércio do município, Fernanda Fascin Rosso e o arquiteto e coordenador do PD Municipal, Nelson Prohmann; a regulamentação quanto a instalação de aterros sanitários no município; o passivo ambiental quanto ao antigo aterro sanitário e temas livres – Lagoa do Caverá, Lagoa do Sombrio, Projeto Arco-íris – mutirão de limpeza das margens do Rio Araranguá, previsto para 2 de dezembro – e o descarte irregular de resíduos. Também presente no evento, o secretário municipal de Planejamento, Indústria e Comércio, Emerson Heitor de Almeida e o suplente de vereador, Ozair da Silva, o Banha.
Desde o início do ano, o Coama promove suas reuniões no auditório do Samae. O calendário de 2023, ainda prevê um encontro no dia 12 de dezembro, a partir das 16 horas.