O Espetáculo “Arroz e Feijão em: Colapso no Sistema” foi apresentado ontem, para adultos e crianças de Ermo, na escola João Moro. Nesta sexta, o espetáculo será apresentado em Maracajá
As crianças e adultos da cidade de Ermo tiveram a oportunidade de assistir ao Espetáculo “Arroz e Feijão em: Colapso no Sistema”, nesta quinta-feira, dia 30, na Escola EMF João Moro. Com Intérprete de língua de Libras, o projeto é produzido pelo Grupo Teatro Revirado, através do PIC, o Programa de Incentivo à Cultura, de Santa Catarina.
O teatro chega a 12 cidades, trazendo na bagagem mais de 3 mil pessoas contempladas com a peça gratuita. Ao todo estão sendo realizadas 90 apresentações, em 45 cidades do Sul do Estado: Amrec, Amurel e Amesc. A abertura da turnê aconteceu dia 30 de outubro em Jacinto Machado.
Segundo a coordenadora geral do Projeto, Yonara Marques, o maior desafio foi trazer um tema tão relevante, que é alimentação saudável, através da arte do teatro. “Acreditamos ter superado este desafio. Nosso propósito com a peça é fazer as crianças pensarem que dentro de cada um de nós existe um universo que precisa ser nutrido de alimentos de qualidade”, explica.
As apresentações acontecem em duas temporadas: a primeira vai até o dia 14 de dezembro, e a segunda começa no início do ano letivo, em fevereiro de 2024. Para este ano são 18 cidades recebendo o projeto três dias por semana em dois períodos, matutino e vespertino gratuito para todos os públicos e idades.
Sobre a peça
Os detetives Arroz e Feijão tem uma nova missão. Eles devem desvendar quem está por trás dos misteriosos crimes que estão ocorrendo dentro do corpo humano. Quem está causando o colapso no sistema? Para isso não medem esforços. Buscam pistas no Galpão da Saliva, no Beco do Pirulito e se arriscam até no perigoso Pântano Gorduroso. Será que os detetives Arroz e Feijão conseguirão levar o misterioso criminoso ao tribunal da Suprema Consciência?
Com muitas músicas, teatro de bonecos e ação, quatro atores levam o público a uma viagem pelo universo dentro de mim. Com as metáforas dessa peça enaltecemos a importância do Arroz e do Feijão para uma alimentação saudável através da educação nutricional.
Cirquinho do Revirado
O grupo de teatro Cirquinho do Revirado nasceu no ano de 1997 tendo como fundadores, Yonara Marques e Reveraldo Joaquim. O Grupo traz em seu repertório sete peças de Teatro entre elas: O Sonho de Natanael, Amor por Anexins, Julia e Felpo Filva. Entre diversos prêmios e honrarias, destaca-se a Comenda Cruz e Souza e o Prêmio da ACLA- Academia Catarinense de Letras pelo conjunto da Obra. Pelo Brasil, diversos prêmios e seleções para festivais e projetos nacionais e internacionais, destacando a participação do Palco Giratório 2013.O Grupo realiza desde 2017 o Festival Nacional de Teatro Revirado. E desde 2010 realiza o Sarau Revirado, na sede do grupo, aberto à toda comunidade. Na sede do grupo também acontecem, formações, intercâmbios e montagens teatrais de diversos grupo do Brasil. Hoje o grupo é formado por Yonara Marques, Reveraldo Joaquim, Fabio Murillo Justino. Além de várias outras parcerias com grupos locais que estão inseridos nos mais diversos projetos.
Nesta sexta-feira, dia 1º, o grupo se apresentará em Maracajá, no Parque Ecológico, às 10 e às 14 horas.