A Festa da Figueirinha, como tradição em todos os anos, reuniu milhares de fiéis, em honra a São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida, em Balneário Gaivota. Ainda na sexta (19), houve procissão da imagem de São Sebastião, saindo da casa dos festeiros Claudinei Vargas da Silva e Ivonete Silveira Pires da Silva e Nossa Senhora Aparecida, saindo da casa dos festeiros Aldinei Silvano dos Santos e Eriedna Maciel Pereira até a comunidade de Figueirinha.
Na madrugada do sábado (20), a peregrinação dos fiéis já movimentava as rodovias próximas a Sombrio, Balneário Gaivota e, principalmente a Estrada Geral da Figueirinha. Eram centenas de pessoas a pé, de bicicleta, em família, entre amigos e solitários, cumpridores de promessas feitas em anos anteriores, para alcançar algum milagre.
Desde as 5h já era servido o café da manhã para os visitantes, que traziam pães representando as graças alcançadas, como o senhor Jesuíno Gonçalves, de 78 anos, morador da comunidade de Santa Fé, em Sombrio, que teve uma vaca à beira da morte e levou um pão em forma do animal, ou a senhora Leidimara Schoor, 32 anos, de Praia Grande, que alegava ter sido curada de uma tendinite e levou um pão no formato de mão.
Logo após o café, veio a chuva, mas não diminuiu o fluxo de romeiros e nem o fervor dos que já estavam na festa.
Dom Jacinto Flach, bispo da diocese comemora: “É época de férias, mas da fé o povo não tira férias, a gente fica impressionado quando chega aqui e vê todo esse movimento. Mas sobretudo a fé é o que importa. Quando o povo se renova na fé, vive melhor na família, vive melhor no emprego e na comunidade. A fé faz a diferença”.
O padre Daniel Pagani, da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de Balneário Gaivota acrescenta que “uma caminhada só por caminhar pode ser feita para qualquer lugar, mas esta é uma caminhada diferente, porque é uma caminhada de fé, com o sentido de, ao final, apresentar tudo no altar do Senhor”.
Entre os peregrinos estava Donizete Dias. Dias veio de São Paulo, conheceu uma catarinense e veio morar na região há sete anos e desde então participa da festa.
O casal Antelmo e Jaci, de Santa Rosa do Sul comemorou estar há mais de 40 anos participando em todos os anos. “Já tivemos muitas graças alcançadas, através do Santo”, revelou Jaci.
Vanessa Paganini foi uma das que levou um pão, este, em formato de bebê, em honra a São Sebastião, por seu filho Murilo, que estava com bronquiolite, na UTI. “São Sebastião me deu muita força e graças a ele, estou aqui com o meu bebê já com nove meses.
CONFIRA AS FOTOS: