Inaugura na noite de hoje (24), o Centro Clínico GLIA, o primeiro centro clínico com ênfase em fonoaudiologia do bebê ao idoso, da cidade de Sombrio, tendo como responsável técnica a fonoaudióloga clínica geral Joelma Berbereia (formada em 2003 no MSB – Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos , Campo Grande – RJ. – formada e com experiência de 20 anos sendocinco anos destes, na APAE), em sociedade com Juliana Fernandes, estudante de último período de Fonoaudiologia e pós graduada em terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada) – para autistas – que foca em promover o ensino de novas habilidades e ajudar a lidar com comportamentos desafiadores, que podem ser tanto comportamentos de crises, quanto aqueles que colocam em risco a integridade física, como agressão e autoagressão para promover uma melhor qualidade de vida para a pessoa.
De uma amizade entre as duas, resolveram unir os propósitos da profissão, trabalhando com todos os segmentos da área. Ambas pretendem desenvolver novos projetos, entre eles, um voltado ao idoso – gerontologia -, voluntário, no Lar do Idoso de Sombrio, fazendo triagem e acompanhamento, além do projeto escolar, a fonoaudiologia educacional, onde pretendem levar informações aos professores, pais e alunos.
Também, na cínica, irão realizar o teste de linguinha (uma avaliação validada e padronizada que têm por finalidade diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua causadas pela “língua presa”, que podem comprometer funções importantes exercidas pela mesma, como, sugar, engolir, mastigar e falar) e orelhinha (Triagem Auditiva Neonatal: um exame muito importante que tem como objetivo detectar se o recém-nascido tem problemas ou não de audição, este exame faz parte do protocolo de triagens essenciais e obrigatórias para todos os recém-nascidos). Em ambos os testes, o profissional habilitado a realizar, é o fonoaudiólogo.
A Clínica está na Rua Telegrafista Adolfo Coelho, 601 – sala 02, próximo à Delegacia de Polícia Civil e atende pacientes particulares e com convênios, também com atendimento domiciliar.
O nome
GLIA é um conjunto de células do sistema nervoso central, cuja função é dar suporte e nutrição aos neurônios, mas também capaz de modificar sinapses e contribuir com o aprendizado e memória, também chamado de neuroplasticidade cerebral.