Esperando pela disponibilidade de agenda entre dois dos finalistas do Soletrando 2023 que, entre os prêmios ganharam um voo de balão, organização e piloto, no domingo, 28, finalmente os alunos do 6º do sexto ano da escola Geração Ativa de Sombrio, José Murara e do 9º, Carlos Varela, da Escola Protásio Joaquim da Cunha, do bairro São José fizeram o passeio.
Ambos aproveitaram o passeio para fazer belas imagens no sobrevoo. “Cada segundo que eu estudei, que eu importunei os meus irmãos para que me ajudassem a estudar, valeu à pena. Voar é uma sensação que não pode ser descrita, simplesmente mágico. Só voa alto quem não tem medo de cair”, finalizou o estudante, Carlos Varela. Já para José Murara, “o Soletrando já foi uma ótima experiência, mas um prêmio desses é uma experiência única. Todo o esforço valeu a conquista”, comemora.
O Soletrando é um projeto realizado pela Rádio 93.3 FM, Jornal Correio do Sul e Portal C1, reúne escolas das redes municipais e estadual de Sombrio e Balneário Gaivota, estabelecimentos de ensino particulares, além do Instituto Federal Catarinense.
O programa tem o apoio das Secretarias de Educação dos dois municípios participantes, da Câmara de Vereadores de Sombrio, onde o concurso acontece, e de patrocinadores. “Mas os nossos principais apoiadores são os professores, que estão conosco desde o início, e a quem agradecemos muito. E tudo é por eles, os estudantes”, diz a diretora de projetos do Grupo Correio do Sul Alissandra Paganini. O voo de balão, foi um oferecimento da Dunet Internet.