Vai completar, no dia 20, um ano da queda da ponte pênsil sobre o Rio Mampituba, entre Torres, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, e Passo de Torres, em Santa Catarina, caiu parcialmente na madrugada da segunda-feira (20/02/23). Segundo os Bombeiros, entre 20 e 30 pessoas foram retiradas do rio. Uma pessoa morreu. Segundo informações, cerca de cem pessoas estariam sobre a ponte, sendo que a capacidade suportada pela estrutura era de 20 indivíduos. Pelo lado catarinense, em Passo de Torres, estaria acontecendo uma festa de Carnaval e as pessoas retornavam desse evento no momento do acidente.
Mas o que ganhou repercussão na última semana foi um encaminhamento do engenheiro civil Olidio Volpato, o Ministério Público de Santa Catarina, alertando para o risco de ruína na ponte de concreto sobre o rio Mampituba, que liga os dois municípios/estados. Além do MP, gestores e autoridades do Rio Grande do Sul receberam a notícia indicando que uma inspeção visual das condições de segurança da ponte demonstrou “as precárias condições de segurança do conjunto estrutural, haja visto que as vigas que dão sustentação ao tombamento lateral das longarinas estão totalmente comprometidas pela falta de elementos componentes dos perfis, elementos estes corroídos pelas condições climáticas da região, o que ocasionou redução de secção dos referidos perfis, consumidos pela ferrugem provocado pela maresia. Não existe perfis de estabilidade lateral. Preocupação maior é quanto ao uso de caminhões sobre a ponte (demonstrada por fotos) o que resulta em sobrecarga comprometedora”.
URGENTE
As prefeituras de Passo de Torres e Torres, bem como alguns vereadores de
Passo de Torres, já foram alertados sobre o perigo eminente de novos sinistros, via Whatsapp e emails encaminhados às Secretarias de Obras das respectivas cidades, em 09 de abril de 2023, bem como imprensa dos dois estados. Volpato sugeriu a suspensão imediata do uso da ponte por veículos acima de 3,5 toneladas “até que um laudo positivo seja dado por profissional qualificado, ou no caso de verificação de insegurança, e até que os reforços estruturais sejam totalmente executados e realizados testes de cargas.”
Perícia em 2023
Em maio de 2023, depois do caso do rompimento dos cabos que sustentavam a ponte pênsil que ligava os estados, o MP-RS abriu investigação e pediu que a ponte de concreto fosse periciada preventivamente. No local, já havia marcas de degradação da estrutura.
O vereador passotorrense Renan Baltazar, utilizou suas redes sociais para manifestar-se sobre o caso: “Em 2021, protocolei na câmara, um projeto de lei que determinava que o município de Passo de Torres executasse pelo menos um vez por ano uma vistoria técnica nas pontes, viadutos e passarelas”, disse.
A lei foi aprovada e após, vetada pelo prefeito. O veto, após retorno a câmara foi aceito pela maioria.
O vereador ressaltou que, apesar de, a inspeção do engenheiro ter sido apenas visual serve como alerta para que as autoridades promovam uma vistoria técnica qualificada. Baltazar acrescenta que tal iniciativa trará confiança a população, e segurança para quem usa a ponte.
Segundo a Coordenadoria de Comunicação Social do MP, a Promotoria de Justiça de Santa Rosa do Sul instaurou um procedimento com o objetivo de apurar os possíveis problemas estruturais noticiados, no qual foram solicitadas diligências a fim de verificar o atual estado da estrutura, bem como quais são os responsáveis pela manutenção da ponte e quais providências estão sendo adotadas.