A Prefeitura de Ermo, por meio da Secretaria de Agricultura, em parceria com a Epagri, Empresa de Extensão Rural e Pesquisa de Santa Catarina, através do Cetrar de Araranguá e extensionista local, disponibilizou um terreno para a área de produção de matrizes de variedades novas de aipim e de batata-doce, em Ermo.
“É um local para produção de mudas (gratuitas) para os agricultores ou famílias que buscam diversificar a produção, com tubérculos selecionados. As variedades de aipim são: ajubá, sempre pronto, guapo, peticinho, uirapuru, seleto, estação epagri, diamante e de batata são12 tipos: katiye, ituporanga, favorito, águas negras, brs anembé, entre outras.
“Todas novas se adaptam a nossa região e produzem melhor que as variedades comuns existentes”, afirma o coordenador de Defesa Civil de Ermo, Eliomar Costa Helena, um dos colaboradores do projeto.
Os produtores já estão retirando mudas de batata-doce da unidade experimental de Ermo. A ideia do grupo é fomentar um banco de sementes no município, com sementes crioulas e que se adaptam em qualquer tipo de solo.










