Trabalho de abertura do canal da barra, executado há aproximadamente cinco meses, foi fundamental para auxiliar na vazão da água, evitando que o nível do rio atinja patamares muito acima do normal.
Além de providenciar o fechamento da comporta do Rio Araranguá, no bairro Barranca, percorrer as regiões ribeirinhas para conferir a situação, a coordenação da Defesa Civil Municipal intensifica uma série de ações de monitoramento. O objetivo é adotar medidas preventivas priorizando o bem-estar e a segurança da população araranguaense.
Na manhã desta terça-feira, dia 5, o coordenador da Defesa Civil Municipal, Alfredo Afrânio Ronconi, esteve verificando o fluxo das águas na Barra do Rio Araranguá. Ele constatou que o trabalho de abertura do canal da barra, executado em parceria com a Prefeitura de Araranguá há aproximadamente cinco meses – 7 de outubro de 2023 – foi fundamental para auxiliar na vazão da água, evitando que o nível do rio atinja patamares muito acima do normal.
“A água que desemboca do rio para o mar está fluindo naturalmente, o que é importante. Mesmo assim, vamos continuar acompanhando atentamente a situação. Possuímos dados e informação de que o nível das águas no Costão da Serra e região do Rio Mãe Luzia apresentam níveis bem acima do padrão. Isto pode refletir por aqui durante o transcorrer do dia”, pondera.
O canal da Barra do Rio Araranguá possui aproximadamente 500 metros de comprimento e 20 metros de largura. O local já foi aberto em outras ocasiões.
Qualquer problema de emergência pode ser comunicado à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, por meio do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.










