O cenário do Progressista na região em 2024
Um dos maiores partidos de nossa região, ao lado do MDB, o Progressistas, legenda de filiação do deputado estadual José Milton Scheffer, está focado em lançar nove candidatos a prefeito, aqui no Extremo Sul Catarinense, nas eleições municipais deste ano. Atualmente, o partido comanda as prefeituras de Turvo, Praia Grande, Passo de Torres, Timbé do Sul e Morro Grande. Para a campanha eleitoral de 2024, o Progressistas projeta lançar candidatos a prefeito nestes cinco municípios, e ainda em Araranguá, Sombrio, Balneário Gaivota e Meleiro.
Do conjunto dos 15 municípios da Amesc, o partido não nutre expectativas de concorrer com candidato a prefeito em Balneário Arroio do Silva, São João do Sul, Santa Rosa do Sul, Jacinto Machado, Maracajá e Ermo. Em Arroio do Silva o Progressistas deverá apoiar o projeto de reeleição do prefeito Evandro Scaini (Rep).
Em São João do Sul não lançará candidatos majoritários, e apoiará a candidatura executiva do ex-prefeito Alex Bianchin (PDT), que terá o PSD como seu vice. Em Santa Rosa do Sul deverá ser candidato a vice do ex-prefeito Nelson Cardoso de Oliveira (PSD).Em Jacinto Machado tudo se encaminha para que a legenda seja vice do MDB. Em Maracajá deverá ser vice do prefeito Aníbal Brambilla (PSD), e em Ermo, vice do prefeito Paulo Della Vechia (PL).
Dos nove municípios onde Progressistas está vocacionado a lançar candidato a prefeito, há, no entanto, três incógnitas. Em Araranguá o partido tem negociado uma aliança com o PL, da Gerente Regional de Saúde, Andresa Ribeiro, e não se sabe ainda como ficará a composição majoritária, já que o PL também reivindica a cabeça de chapa desta coligação. Já em Morro Grande, o partido tem a possibilidade de bancar o projeto de reeleição do prefeito Clélio Daniel Olivo, ou compor com outra legenda, indicando o vice, ou mesmo ficando fora da majoritária, em nome da unidade de uma série de partidos que bancaram um projeto de candidatura única a prefeito em 2020. Por fim, em Meleiro, o Progressistas tanto pode ter candidato a prefeito, como compor como vice de outra legenda, ressaltando-se, neste sentido, o PL ou o PSDB como possível companheiro de chapa.
Finais
- Candidato a prefeito de Balneário Gaivota em 2020 pelo Avante, Emerson Lazzaron, que é proprietário de uma empresa de segurança no município, está deixando o partido nos próximos dias, e estuda a filiação a outra legenda, objetivando as eleições municipais deste ano. Para 2024, no entanto, o projeto não deverá ser majoritário. Em princípio, a intenção de Emerson é disputar uma cadeira na Câmara Municipal de Vereadores. De acordo com ele, há dois partidos que estão em seu radar para a nova filiação, sendo mantido mistério, no entanto, quanto a quais seriam. Com a saída de Emerson Lazzaron, é provável que o Avante gaivotense não dispute as eleições municipais deste ano, pela falta de lideranças políticas que aceitem o desafio de timoná-lo diante dos desafios de 2024.
- Prefeita de Sombrio, Gislaine Dias da Cunha (MDB), assina hoje duas ordens de serviços de extrema relevância para o município, ambas fruto de convênios com o Governo do Estado. Uma diz respeito a continuidade da pavimentação asfáltica da rodovia Guilherme Tiscoski, entre o bairro Parque das Avenidas e o Distrito de Nova Guarita, no valor de R$ 5 milhões, e outra diz respeito a implantação de um ciclovia entre o bairro Rússia, em Sombrio, e o limite com o município Balneário Gaivota, na altura do rio Caverá, no valor de R$ 1,5 milhão. As duas obras deverão começar a ser executadas ao longo dos próximos dias, e é provável que estejam concluídas no decorrer do segundo semestre deste ano.










