A influência de uma frente estacionária e de uma área de baixa pressão entre o Centro/Norte do RS e Sul de SC, favoreceu durante a madrugada e toda manhã de domingo, dia 12, chuva persistente de variada intensidade em áreas do Litoral Sul, especialmente nos municípios mais próximos à divisa com o RS.
Em 48 horas, em Praia Grande, choveu 282.2mm de água; em Sombrio, 273.8mm; em Jacinto Machado, 256.8mm; em Balneário Gaivota, 214.8 mm; em Araranguá, 214mm.
Balneário Gaivota
A Prefeitura de Balneário Gaivota promoveu uma Força Tarefa, com o trabalho integrado da Defesa Civil, Secretaria de Obras e Secretaria de Assistência Social, para amenizar os problemas causados pelas fortes chuvas que caíram, sendo o quarto município em volume de chuvas na Região da Amesc.
A Secretaria de Obras e da Agricultura, estiveram mapeando e dando suporte com máquinas para abrir valos e permitir o escoamento das águas. Já a Defesa Civil esteve atuando diretamente nos pátios das residências, retirando água com o auxílio de uma motobomba. “Os pedidos foram muitos e fomos atendendo conforme a demanda. Teve caso em que recomendamos a família a ir para um abrigo, mas preferiram ficar na casa”, afirma. O Centro de Convivência Social do CRAS está preparado, caso alguma família venha necessitar.
Ainda em Balneário Gaivota, um fato que chamou a atenção, na tarde de domingo, foi o pedido para resgatar quatro filhotes de cães que estavam debaixo da casa, com a água já os atingindo. O responsável pela Defesa Civil, Rodrigo Bonora Batista, que é guarda-vidas, entrou na água e salvou os filhotes, recebendo o reconhecimento da família. Ao necessitar de apoio da Defesa Civil chame pelo WhatsApp: 48. 9.9610-7413.
Jacinto Machado
Em Jacinto Machado, até a tarde de domingo, teve registro de alagamentos nos bairros Cotovelo, Araçá, Figueira, Bela Vista, Engenho Velho, Serra da Pedra, Água Branca, Pinheirinhos, com alagamentos em pelo menos quatro pontos, sem acesso a automóveis próximo ao Pinheirinho Baixo. Uma pessoa ficou desabrigada e duas famílias desalojada. O Rio da Pedra ficou acima do nível, sendo monitorado.
Praia Grande
Em Praia Grande, a ponte sobre o Rio Pavão foi interditada. As comunidades de Passo Fundo, Alto da Esperança, Mãe dos Homens, Aparecida e Pedra Branca ficaram sem acesso por dentro da cidade e um acesso alternativo pelo Rio Grande do Sul, em Mampituba, foi liberado.
Ainda, a Prefeitura de Praia Grande, por meio da Secretaria de Educação, informou que, devido ao alto índice de chuvas e a interdição dos acessos, as aulas na rede municipal estarão suspensas nesta segunda-feira, dia 13.
Araranguá
Em Araranguá, a balsa foi paralisada. Na tarde de domingo, o Rio Araranguá atingiu 2,28m acima do nível normal, porém, com a abertura do canal na Foz do Rio Araranguá, havia bastante vazão de água e nenhuma família precisou ser retirada de suas casas. Algumas vias foram interditadas devido a estradas e tubulações que arrebentaram, com o grande volume de água.
Sombrio
Em Sombrio, no domingo, o bairro São José apresentou pontos de alagamento. A rodovia Sombrio/Jacinto, que liga os dois municípios, nas proximidades do Rio da Laje, teve risco de a água invadir a pista. Ainda em Sombrio, na Garuva Nova, a água invadiu a pista. No bairro Sanga Negra, também em Sombrio, o volume das águas deixou o gado encurralado.
Meleiro
Em Meleiro, onde choveu 174.4mm de água em 48 horas, os principais acessos para as comunidades de Barra do Cedro, Jacaré, Boca do Pique e Pique do Meio e Tranqueiras ficaram alagados.