Maracajá
O Departamento Municipal de Saúde, da Prefeitura de Maracajá, retomou com o Projeto Sorria Maracajá, que tem como objetivo promover a educação e melhoria na qualidade de vida das crianças, através de um esforço multidisciplinar que ressalta aspectos preventivos e práticos da higiene bucal.
A distribuição dos kits iniciou pela EEBM Maria Libânia Machado, no Encruzo do Barro Vermelho, onde foram distribuídos 129 kits contendo escova, creme e fio dental. “Nosso objetivo é contemplar todas as escolas municipais e o Centro de Educação Infantil. Além disso, os alunos que estão estudando na modalidade remoto também receberão o kit”, explica a diretora de Saúde, Michele Constantino Gonçalves. Ela salienta que o público alvo são crianças até 12 anos.
Nas visitas nas salas de aula o cirurgião dentista do município, Everton Ferreira, prende a atenção dos pequeninos ao levar uma arcada dentária em tamanho grande e um urso sorridente, e de forma lúdica explica as técnicas corretas de escovação. Ele enfatiza a importância de criar bons hábitos no período da infância. “É nesta fase que elas constroem seus hábitos e valores. Além disso, as crianças aprendem com mais rapidez e têm vontade de adquirir novas informações e colocá-las em prática”, disse Everton Ferreira.
O prefeito Anibal Brambila lembra da importância das crianças levarem seus kits para casa e repassarem a mensagem que receberam do dentista à suas famílias. “A família é muito importante nesse processo, pois para criar o hábito é importante que os pais ou responsáveis incentivem a escovação correta”, citou o prefeito.