A noite de segunda-feira (04) foi de alegria para os timbeenses. Isso porque aconteceu o cerimonial de entrega de certificado às dezenove mulheres que concluíram o curso de qualificação profissional do sistema FIESC, por intermédio do SENAI, em parceria com a Prefeitura Municipal de Timbé do Sul, para a turma de costureiro industrial do vestuário.
A Câmara de Vereadores de Timbé do Sul foi o palco da cerimônia. Autoridades de Timbé do Sul, formandas e familiares estiveram presentes. As contempladas foram Amanda Daroglio de Araújo Souza, Ana Paula Antonin, Cleusa de Fátima Brolese, Daiana Carine Santos do Amaral, Gessica Mara Alano Ghellere, Giovana da Silva Velho Monteiro, Hevelyn da Silva Lapa, Jaira Antonin Anacleto, Joelma Monsani de Souza, Karina Velho, Lourdes Callai Manenti, Mailine Lourdes Correa da Rocha, Marilda Turassi Jacinto, Neusa Manenti Teixeira, Nicole dos Santos Gonzaga, Patricia de Lima Albano, Rosane Manenti, Silvana da Rosa de Almeida, Vanessa Velho. “Queria parabenizar a todas vocês por abraçar esta causa e agradecer a prefeitura porque a prefeitura trouxe para Timbé do Sul a maior escola de educação profissional do país, que é o SENAI. Sintam-se muito orgulhosas por este diploma que receberam hoje”, comentou o representante do Senai Regional Sul, Marcelo Moraes Bicca.
Esta foi a primeira vez que a qualificação profissional do sistema FIESC, por intermédio do SENAI foi trazida a Timbé do Sul. Após mais de dois meses de curso, o resultado trouxe satisfação não só aos alunos, mas a administração também. “Queremos sempre ser parceiros do SENAI e temos certeza que a próxima administração continuará dando este apoio a todos os timbeenses”, relatou o vice-prefeito Acélio Baesso.
Durante a cerimônia a aluna Gessica Mara Alana Ghellere proferiu o discurso representando as formandas. Na oportunidade foi feito um novo pedido a administração: o apoio da Prefeitura Municipal para o curso de modelista. A secretária de Administração e Finanças, Josélia Scot Pezente, trouxe em primeira mão a novidade. “Nós já estamos alinhando o contrato, fazendo alteração para tornar isso possível. Também pedimos as formandas que convidem mais pessoas para que possamos fechar uma turma ainda maior, para que mais pessoas participem”, frisou ela.
A conclusão do primeiro curso de qualificação profissional trouxe alegria dos envolvidos também que buscaram atender um público que recebesse este conhecimento. “Foi muito legal o engajamento das alunas e familiares. Muitas vinham de bicicleta, se esforçavam muito e não desistiam, sempre com muita força de vontade. Tínhamos vários perfis, com alunas de idade de 14 até 70 anos. A gente trabalha para isto, para incentivar não só a se empregarem na área, mas também abrirem o próprio negócio. É muito real esta qualificação e gratificante ver elas com a alegria estampada no rosto ao receberem o certificado”, destacou a supervisora dos cursos profissionais do SENAI, Izamara Fabre Custódio.
A professora que vinha todos os dias de Criciúma até Timbé do Sul, Maria Celene Petry também mostrou-se feliz e emocionada com a conquista das dezenove alunas. “Gostaria de agradecer a todos por acreditar. Foi um desafio para mim. Quero dizer para vocês meninas que vocês moram no meu coração. Foi muito bom estar com vocês. Eu sempre digo que eu não ensino somente, eu aprendo. Aprendo com a história de cada uma, com as lutas de vocês. Fico muito agradecida a todos pelo acolhimento”, destacou.
Muitas das formandas já trabalham na área ou já apresentam planos para com a qualificação que receberam. “Gratidão é a palavra que resume tudo que aprendi neste curso. Obrigada a professora pela pessoa maravilhosa que é, as amigas que foram noites incríveis, a prefeitura que realizou a parceria”, comentou a aluna Marilda Turossi. “Um ciclo se encerra em minha vida, mais um momento de despedida e mais uma batalha por mim vencida. Não esquecerei o que fiz no curso, os laços de amizade estabelecidos. Obrigada por tudo”, frisou a aluna Ana Paula Antonin.