Uma das principais atrações da Praça Hercílio Luz, totalmente reformulada pela Administração do prefeito César Cesa (MDB), são os três botos (golfinhos). Articulados minuciosamente no chafariz da praça, as estátuas dão a impressão de que os animais estão a saltar das águas.
A Prefeitura não os colocou ali para mera decoração. Conforme a Assessoria de Comunicação, os golfinhos representam a intensa conexão entre os pescadores e esses animais. Eles são um símbolo da cultura de Araranguá. “Os pescadores compartilham relatos de uma relação estreita com os botos, que, como parceiros de pesca, indicam a hora de lançar a tarrafa, ajudando a localizar os cardumes”, escreveu a assessoria em nota à imprensa.
Outro fato interessante é que os botos abandonaram os pescadores por duas décadas. Porém, nos últimos três anos eles voltaram a interagir com seus amigos humanos.
Para mais notícias políticas, acesse: rolando.news.
(Foto:Golfinhos simbolizam a conexão entre esses animais e os pescadores/Crédito:Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Araranguá).