A Cooperja encerrou na última semana a 1ª edição da Gincana Colaborativa Sustentável que foi realizada nas cinco escolas parceiras da cooperativa, dentro do Programa JCC Games do Sescoop/SC.
A gincana abordou temas relacionados ao Cooperativismo, Sustentabilidade e Educação Financeira dentro do ambiente escolar. Buscando incentivar as crianças e profissionais das escolas participantes a práticas sustentáveis, como a separação de resíduos, de modo que ultrapasse o ambiente escolar.
O projeto aconteceu de abril até novembro e foi um sucesso de adesão, comprometimento e colaboração das escolas, alunos e professores. “Participar da primeira Gincana Colaborativa Sustentável da Cooperja foi uma experiência incrível. Alcançamos nosso objetivo principal: coletar resíduos sólidos de forma cooperativa. O resultado foi impressionante: mais de 15 toneladas de materiais recolhidos e encaminhados para reciclagem, mostrando a grandeza desta gincana. Iniciativas como essa são fundamentais para construir um futuro sustentável. Esperamos que projetos como este continuem crescendo, inspirando mudanças positivas e transformando nosso planeta em um lugar melhor para todas as gerações”, destaca a bióloga Amanda Morgerot Aguiar, da empresa Ecoa.
A tarde de encerramento do projeto foi de muita alegria com a participação de centenas de alunos das escolas: EEB Abel Esteves de Aguiar/Praia Grande/SC; EMEB Albino Zanatta/Jacinto Machado/SC; EEF Imaculada Conceição/Jacinto Machado/SC; EEF Albino Bernardino de Melo/Balneário Gaivota/SC e EMEB Ana Reges Arantes/Santa Rosa do Sul/SC, presença ainda do presidente da Cooperja e Ocesc, Vanir Zanatta, vice presidente Antônio Moacir De Noni, coordenadora Social Elisabete Biz dos Santos, diretores, coordenadores pedagógicos, representantes da Coordenadoria Regional de Araranguá (CRE), representantes das secretárias de educação e alguns membros da direção da Cooperja.
Antes da entrega das premiações os alunos deram boas risadas com a peça Felpo e Filva apresentada pelo Grupo de Teatro Cirquinho do Revirado de Criciúma. A peça trabalhou a sustentabilidade, onde todo cenário foi feito com material reciclado, tema da gincana.
Premiação
A escola que mais arrecadou material reciclado, divido pela quantidade de alunos e profissionais, foi a EEF Imaculada Conceição/Jacinto Machado/SC, seguindo da EMEB Albino Zanatta/Jacinto Machado/SC, e EMEB Ana Reges Arantes/Santa Rosa do Sul/SC.
Para aluna Hanna Ynali do 6º ano da Escola Albino Zanatta de Jacinto Machado o projeto foi muito importante. “Fiquei muito grata por ter participado do projeto, ficamos em segundo lugar. Foi um projeto muito bom para escola, comunidade e para os alunos. Em casa minha família já mudou o costume, e estamos reciclando o lixo”, declara a aluna.
As escolas foram premiadas com Notebooks e passeios de lazer com direito a lanche.