O primeiro dia do ano marca o início oficial dos mandatos dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos em outubro de 2024 nos 15 municípios que compõem a Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense). As cerimônias de posse, que acontecerão ao longo do dia, também incluirão as eleições das Mesas Diretoras das Câmaras de Vereadores, fundamentais para a condução das pautas legislativas nos próximos quatro anos.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a posse acontece em todo o Brasil para 5.543 prefeitos, 5.543 vice-prefeitos e 58.072 vereadores eleitos em 2024. Na região da Amesc, 6 prefeitos foram reeleitos e 9 iniciam seus primeiros mandatos.
Programação das Solenidades na Amesc
Os horários e locais das cerimônias na região foram definidos pelas administrações municipais:
- Araranguá – 17h, no Centro Multiuso
- Balneário Arroio do Silva – 18h, no Centro Administrativo José Elio Borges
- Maracajá – 19h, no CE Jerivás – Parque Ecológico
- Meleiro – 19h30, no Salão Paroquial
- Morro Grande – 19h, na EEB Ana Machado Dal Toé
- Ermo – 19h, no Centro Administrativo/ Centro
- Jacinto Machado – 18h, no Centro de Convivência da 3ª Idade
- Turvo – 19h, na Câmara de Vereadores
- Timbé do Sul – 16h45, no Salão Paroquial do Centro
- Sombrio – 18h, no Parque das Águas
- Balneário Gaivota – 18h, no Sítio do Cássio
- Santa Rosa do Sul – 20h, no Parque de Eventos Polvilhana
- São João do Sul – 18h, na Câmara de Vereadores
- Praia Grande – 19h, no Auditório da Ceprag
- Passo de Torres – 18h, no Centro Comunitário Curralinhos
Mandatos e Responsabilidades
Os prefeitos empossados assumem o papel de chefes do Executivo municipal, com a missão de gerenciar os recursos, promover o bem-estar da população e fomentar o desenvolvimento local. Já os vereadores, integrantes do Legislativo municipal, têm o papel de legislar, fiscalizar e contribuir na formulação de políticas públicas.
Na Amesc, as Mesas Diretoras das Câmaras de Vereadores serão definidas logo após as cerimônias de posse, estabelecendo os líderes que conduzirão os trabalhos legislativos nos próximos quatro anos.
Renovação e Compromisso
O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, reforça a importância do comprometimento dos gestores municipais. “É necessário governar para todos, sempre com foco nas reais necessidades da comunidade, deixando de lado as disputas ideológicas”, destacou.
Para os municípios da Amesc, este é um momento de renovação e expectativa. As lideranças eleitas terão o desafio de trabalhar em conjunto para enfrentar as demandas locais, promover melhorias nas áreas de infraestrutura, saúde, educação e ampliar as oportunidades de crescimento econômico para a população do Extremo Sul Catarinense.
Além disso, a integração regional será um ponto crucial para fortalecer ainda mais a representatividade da Amesc no cenário estadual e nacional.