A Justiça do Rio Grande do Sul determinou o adiamento do início do ano letivo na rede estadual, que estava previsto para esta segunda-feira (10). A decisão atende a um pedido do Sindicato dos Professores Estaduais (CPERS) e estabelece a nova data de retorno para o dia 17 de fevereiro.
O sindicato justificou o pedido com base na previsão de calor extremo nos próximos dias e na falta de estrutura adequada para suportar as altas temperaturas em muitas escolas da rede. A decisão tem caráter liminar (provisório), e a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) já anunciou que irá recorrer.
Em nota, a SEDUC afirmou que “a Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS) estuda a decisão e elabora o recurso cabível”. No final da tarde deste domingo (9), o governo do estado também se manifestou, confirmando que “não haverá aula nas 2.320 escolas da Rede Estadual nesta segunda-feira”.
O adiamento gera impacto para milhares de estudantes e professores, reacendendo o debate sobre as condições de infraestrutura das escolas públicas, especialmente em períodos de temperaturas extremas.