Pré-candidaturas a deputado estadual e federal já começaram a ser lançadas em nossa região.
Movimento neste sentido, aliás, vem acontecendo desde o final do ano passado, logo após as eleições municipais. Por ora, no entanto, não se observa nenhuma ação mais explícita destes pretensos candidatos quanto a necessidade de se fomentar a ideia do voto regional. Na eleição estadual de 2018, por exemplo, mais de cem candidatos de fora fizeram votos nos mais diversos municípios aqui do Extremo Sul Catarinense.
No Brasil não existe o voto regionalizado, chamado tecnicamente de voto distrital. Em vários países democráticos os Estados são divididos por regiões e são eleitos, então, somente representantes daquelas regiões para atuarem em um parlamento.
Há também o voto distrital misto, que possibilita tanto a eleição de um candidato da região, quanto de alguém de fora dela. Por aqui é tudo aberto, o que possibilita com que mais de 60% dos votos para deputados estaduais, por exemplo, sejam dados a candidatos de outras regiões, como aconteceu no pleito passado.
O resultado disto é a falta de representatividade parlamentar, o que gera um prejuízo enorme a sociedade.
É salutar que os partidos e candidatos prévios de nossa região reforcem a ideia do voto regional. Na campanha não poderão fazer isto, porque é ilegal, todavia, na construção das candidaturas, em nível de sugestão, isto é possível. Que não percam tempo, então.
MDB e PT de Araranguá promovem encontro hoje
Lideranças ligadas as executivas municipais do MDB e do PT de Araranguá têm encontro marcado para hoje, com o objetivo de trocar ideias sobre uma possível aproximação entre as duas legendas na Cidade das Avenidas.
No pleito de 2020 o PT ficou muito próximo de apoiar da candidatura do prefeito César Cesa (MDB), de forma branca.
Uma divisão interna no partido, no entanto, acabou levando a legenda para próximo do candidato Daniel Viriato Afonso (PP), que saiu derrotado no pleito.
Ainda que não tenha tido dificuldades na Câmara de Vereadores, vale lembrar que o vice-presidente da Casa, Jair Anastácio, é filiado ao PT. Aproximação oficial cairia bem.
Governador receberá prefeitos e vices do PSL hoje
Governador do Estado, Carlos Moisés da Silva (PSL), receberá hoje prefeitos e vice-prefeito filiados ao seu partido, de todo o Estado.
O encontro, eminentemente político, acontecerá em Florianópolis, às 19h30min. Intenção do governador é insuflar os ânimos dos pesselistas com vistas ao pleito estadual do ano que vem.
O destino do governador, e do próprio partido, ainda é incerto, mas, nos bastidores, Carlos Moisés não esconde o desejo pessoal de participar da eleição que se avizinha. Questão é saber se ele postulará a reeleição, ou se tentará outro cargo, como o de senador, por exemplo. O encontro de hoje servirá para medir a febre as bases.
Edinho Bez tentará ser candidato a Senador
Candidato natural a deputado federal ano que vem, ex-deputado Edinho Bez (MDB) tem dito que ainda mantém o sonho de disputar o Senado Federal.
Desde 2010 Edinho vem manifestando este desejo dentro da cúpula emedebista, mas sempre precisou abrir espaço para outros caciques do partido, ou de partidos aliados.
De acordo com ele, o cenário é bastante propício para colocar o projeto em prática em 2022, mas isto, obviamente, passa pela coligação majoritária em que o MDB estiver.
Quanto mais o partido se fechar para a composição majoritária, maiores são as chances de Edinho conquistar a vaga de candidato.
Paulinho está investindo R$ 600 mil em pavimentações
Prefeito de Ermo, Paulinho Della Vechia (MDB), está comemorando aplicação de mais de R$ 660 mil na manutenção de estradas de interior do município, fruto de recursos articulados pela deputada federal Geovânia de Sá (PSDB), junto ao Ministério da Agricultura.
De acordo com Paulinho, “as localidades de Campo Verde, Santana e Água Branca receberão a distribuição de base de brita, pó de brita e compactação”.
Conforme o prefeito, a qualidade das estradas nestes trechos sofrerá uma mudança benéfica significativa, “principalmente nesta época de intensas chuvas que têm acometido nossa região”. A ordem de serviço para a colocação do material já foi dada.