A sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Sombrio está recebendo, nesta semana, um curso básico de redes elétricas promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social.
Com carga horária prática e teórica, o curso reúne dez participantes — oito mulheres e dois homens — e é ministrado pelo professor Eder Brondalice, que veio da cidade de Joaçaba especialmente para a formação. O objetivo é oferecer conhecimentos introdutórios sobre redes elétricas, promovendo autonomia e segurança na identificação de problemas e no acompanhamento de serviços elétricos.
Segundo o professor, a presença feminina no curso tem grande relevância:
“Talvez a mulher que faça o curso não vá trabalhar como eletricista ou mesmo mexer na rede da sua casa, mas ela vai poder perceber o trabalho de um eletricista, vai acompanhar se estão fazendo corretamente ou mesmo se estão tentando inventar problemas que não existem na rede. Isso gera muito mais economia na mão de obra.”
O curso de redes elétricas é o primeiro de uma série de até 40 capacitações que podem ser ofertadas ao longo do ano, conforme a demanda dos moradores. Entre os temas previstos estão: embutidos, soldador, corte e costura, costura artesanal, manutenção de motor de máquinas agrícolas e piloto de drone para a agricultura. As turmas devem ter no mínimo dez participantes e as vagas são destinadas prioritariamente às pessoas atendidas pelos programas sociais, mas remanescentes podem ser preenchidas por qualquer interessado.
A prefeita Gislaine Cunha destacou a importância da parceria e da capacitação profissional para o município: “Sombrio tem buscado ampliar as oportunidades para quem mais precisa e tornando as pessoas cada vez mais qualificadas para o mercado de trabalho ou mesmo para atuarem em suas casas. Com esses cursos, damos ferramentas para que as pessoas possam buscar sua autonomia, qualificação e, quem sabe, uma nova fonte de renda.”
Inscrições e maiores informações podem ser obtidas no CRAS, localizado na rua Osmar Rodolfo Beckauser, 670 no bairro São Luiz ou pelo telefone 3533 5261
Curso básico de redes elétricas é realizado no CRAS de Sombrio em parceria com o Senar
