Na última semana, a nutricionista responsável técnica pelo setor de alimentação escolar do município de Balneário Gaivota, Silviani Colares, assim como demais atores envolvidos no PNAE, o Programa Nacional de Alimentação Escolar, receberam a assessoria do Cecane, o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar, da UFSC, representado pelas nutricionistas Alice Pauli e Maria Eduarda Zytkuewiaz Camargo.
Durante esses dias houve capacitações específicas para os profissionais da Entidade Executora, nutricionista responsável técnica do PNAE, responsáveis pelo setor de compras, licitações e contabilidade; agricultores familiares e também aos conselheiros do CAE, o Conselho de Alimentação Escolar, do município.
As assessoras, junto com a nutricionista do município realizaram visitas em algumas escolas municipais para verificar como é realizado a execução do PNAE no município, conversar com manipuladores de alimentos e diretores.
De maneira geral a gestão da Alimentação Escolar em Balneário Gaivota por meio da avaliação do Índice Geral de Gestão do PNAE obteve nota 0,85, estando acima da média nacional, que é 0,69, sendo próximo da nota máxima que vai de uma escala de 0 a 1. Isso vem demonstrar que Balneário Gaivota está no caminho certo, proporcionando uma alimentação escolar de qualidade, nutritiva que busca sempre valorizar os produtos da agricultura familiar.
A nutricionista do PNAE do município, Silviani Colares, ressalta que esse índice é resultado de muita dedicação e comprometimento com a alimentação escolar ao longo desses 14 anos que atua como responsável técnica. “Porém até alcançar essa conquista teve muitos obstáculos a serem enfrentados, mas com alegria posso dizer que foram todos vencidos com o auxílio das minhas parceiras e dedicadas merendeiras, da secretária de Educação, Rosimeri Sebold Albino, e da gestão municipal, por apoiar a aquisição de gêneros alimentícios necessários na substituição do açúcar nas preparações, assim como aquisição de novos equipamentos e utensílios para melhorar ainda mais o atendimento aos nossos alunos. O cardápio conta também com uma grande oferta de alimentos in natura e minimamente processados superando a recomendação do Governo Federal.
Alimentação Escolar de Bal. Gaivota está acima do índice nacional no PNAE
