Na tarde de ontem, 8 de maio, o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Sombrio promoveu uma roda de conversa especial com mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção (TDA). O encontro contou com a presença da prefeita Gislaine Cunha, da secretária de Assistência Social, Márcia Teixeira, da equipe técnica do CRAS, mães e crianças atendidas pela rede de proteção do município.
O objetivo do encontro foi apresentar, de forma acessível e acolhedora, informações sobre os benefícios e serviços socioassistenciais disponíveis para indivíduos com TEA e TDA, em especial o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que garante um salário mínimo mensal a pessoas com deficiência de baixa renda. A iniciativa fortalece os vínculos e promove cidadania através do acesso a direitos, principalmente para aquelas que enfrentam maiores vulnerabilidades.
Além de explicar os critérios de acesso ao benefício, o encontro também serviu como espaço de escuta, acolhendo dúvidas e demandas das famílias, além de possibilitar encaminhamentos para os serviços da rede de assistência social do município.
Durante a conversa, a prefeita Gislaine Cunha reforçou o compromisso da gestão com políticas públicas inclusivas: “Mais do que oferecer informações, nossa intenção é escutar e estar perto das famílias. Quando a mãe de uma criança com autismo é acolhida, informada e apoiada, todo o cuidado com essa criança ganha força. Essa roda de conversa é parte do nosso compromisso em garantir que todos sejam acolhidos, ouvidos e respeitados.”
CRAS de Sombrio promove roda de conversa com mães de crianças com autismo
