Os amantes do frio não poderiam estar mais satisfeitos. A semana começou congelante em Santa Catarina, inclusive no Extremo Sul. O estado teve até seu primeiro registro de neve na serra catarinense, registrada em diversos vídeos e fotos.
A semana deve ser gelada em todo o estado, inclusive em áreas mais quentes, como no litoral Norte. De acordo com a meteorologista Marilene de Lima, da Epagri/Ciram, a condição é causada por uma massa de ar frio que está passando por Santa Catarina. “Estamos com uma massa de ar frio muito intensa que faz com que as temperaturas diminuam no decorrer das horas. Com essa condição de umidade, chuva e temperatura caindo, já temos condição para chuva congelada, como no Oeste e em regiões mais altas”, destaca.
Isso quer dizer que o frio deve se intensificar, atingindo seu pico entre quarta-feira, dia 30, e quinta-feira, dia 1°. “Terça, quarta e quinta serão de temperaturas bem baixas, abaixo dos 7°C de mínima. Já as máximas sobem um pouco porque o sol aparece, mas não passam dos 15°C”, diz Marilene.
As temperaturas devem voltar a subir apenas a partir do fim de semana, quando a massa de ar frio perde força. Já a chuva fina que ainda persistiu em várias regiões do estado nesta segunda, deve diminuir nesta terça-feira, 29.
Marilene ainda pontua que apesar da chuva ir embora e o sol aparecer, o frio deve persistir.