A Administração Municipal de Meleiro está fazendo acontecer a Lei Municipal de apoio às famílias atípicas. Na noite de segunda-feira, 19 de maio, a Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, realizou a palestra : “Do nascimento a descoberta do autismo e “O autismo no olhar de um autista ”, ministrada por Marcos Petry e sua mãe Arlete Petry.
Na acolhida aos visitantes, de Meleiro, Turvo e Balneário Arroio do Silva, todos receberam bombons com recado especial. O palestrante também tirou fotos com quem chegava ao Pavilhão do Arroz.
Antes do início da palestra, a secretária de Educação, Érica Nazário, chamou para o palco o Prefeito Ânderson Scardueli, esposa Glória, Vice-prefeito Jonas Ostetto e esposa Viviane para dar as boas vindas a todos.
O Prefeito de Meleiro disse que a gestão ficará marcada pelos investimentos na Educação e Cultura, desejando ao palestrante sucesso na condução do evento.
Mãe relata vivência
A mãe de Marcos Petry, Arlete abriu a palestra compartilhando sua experiência, contando “Do Nascimento à Descoberta do Autismo”. O caçula da família Petry nasceu com uma lesão cerebral e teve um prognóstico médico desconcertante: de que Marcos não sobreviveria a um ano de vida. De modo muito claro e impactante, Arlete conta que ela e seu marido aderiram ao método “TBC” (“tirar o bumbum da cadeira”), lutaram e trabalharam duro para o desenvolvimento do segundo filho. Apesar das dificuldades, Marcos aprendeu a falar, cantar e andar entre os 4 e 5 anos. Foi no 7º ano de vida, que veio o diagnóstico de autismo, por orientação de uma professora.
Na segunda parte da palestra, Marcos Petry, junto com seu violão, falou sobre aceitação, atitudes e posturas que incluam o autista na sociedade e que contribuam para o desenvolvimento dessas pessoas.
Pelas redes sociais, muitos participantes demonstraram sua satisfação em participar da palestra, considerada enriquecedora e didática para tratar do autismo.