Sombrio
Já imaginou se os adultos resolvessem tirar férias e as crianças ficassem tomando conta do mundo? Provavelmente tudo ficaria mais leve, colorido e descomplicado. O amor prevaleceria, não haveria desigualdade, preconceito, e a maldade não teria vez.
Em Sombrio, os estudantes do Centro de Educação Infantil Maria Monteiro Tiscoski puderam fazer uma viagem a esse planeta governado pelos pequenos a partir da leitura da obra ‘Se criança governasse o mundo’, do escritor Marcelo Xavier. O livro provoca reflexão acerca da realidade e, dessa forma, apresenta a visão política, econômica e social da criança, que vê incoerências, descompassos e injustiças.
Após a leitura, os alunos fizeram o seu próprio livro mudando o título para ‘se a criança governasse Sombrio’, conversaram sobre quais foram os problemas focalizados na história que mais entristecem as crianças do mundo. Esse momento, conduzido pela professora Daiane Rosa , foi bastante importante para compreender o ponto de vista dos alunos. A partir daí, surgiu neles o desejo de descomplicar as coisas, apontando alternativas dentro de suas lógicas – espontâneas, sinceras e poéticas, valorizando as pequenas ações e dando sugestões como ter unicórnios em Sombrio, a cidade ser toda colorida, muitas borboletas, e um zoológico.
O livro abriu espaço ainda para a busca de informações sobre várias questões. Entre tantos assuntos, a criançada procurou se informar mais sobre as formas de governo, e as eleições. Os alunos finalizaram o projeto com um passeio pela cidade e uma visita a prefeitura e a Câmara de Vereadores. A turminha foi recebida pela prefeita Gislaine Cunha, com quem tiraram dúvidas e fizeram pedidos. No legislativo, as crianças puderem ser vereadores por algumas horas expondo suas ideias. “Foi muito gratificante ver eles sentados no plenário utilizando o microfone como se fossem realmente vereadores, e também interagindo com a prefeita, que os recebeu com muito carinho. Que este projeto possa ajudar para a formação de uma geração consciente e de um país mais justo. Gostaria de agradecer ao presidente da câmera Gean Albino e a prefeitura e sua equipe pelo acolhimento”, relatou a coordenadora da creche Talita Fontana










