Depois de mais de um ano de reclusão, sem receber visitantes devido a pandemia do novo coronavírus, os 22 internos do Lar do Idoso São José de Sombrio voltaram a ter atividades com a presença de outras pessoas. Em uma tarde cultural, eles receberam dois convidados para lá de divertidos: o palhaço Rodriguez e dona Francisca Ceroulas. A dupla arrancou risadas dos idosos, com uma apresentação teatral e contação de histórias.
Por trás dos personagens estão os atores Rafael Rodrigues e Fernanda Raupp, que estavam saudosos do contato com o público. Rafael diz que começou a planejar o espetáculo há três meses, porém, naquele momento não era possível ainda ir ao Lar. Foi preciso aguardar que todos tivessem recebido as duas doses de vacina, e mesmo assim, foram mantidos o distanciamento e o uso de máscara.
Ele buscou parcerias no comércio para também oferecer um café da tarde especial aos velhinhos, e a ideia logo ganhou a adesão de Fernanda. “Foi muito bonito. Alguns idosos não caminham, quase não falam, mesmo assim estavam se esforçando para interagir. Levamos um respiro de lazer e entretenimento a eles, e fomos bem recebidos pela administração do Lar, a quem agradecemos”, disse Rafael.
Poucos dias depois, membros do grupo de apoio ao Lar do Idoso, direção e membros do Rotary Clube promoveram uma festa junina no local.