Em um discurso que marcou o encerramento da reunião com prefeitos e vice-prefeitos catarinenses do PSD em Florianópolis, ex-governador Raimundo Colombo defendeu que o papel de seu partido é de oposição. No evento, que contou com a presença do prefeito de Maracajá, Aníbal Brambila (PSD), Colombo foi apresentado como pré-candidato do PSD ao Governo do Estado.
“Quando fui prefeito, era prefeito de todos. Quando fui governador, era governador de todos. Sempre busquei a melhor convivência possível para ajudar o meu Estado, buscando parcerias e convênios. Do ponto de vista administrativo, é procedimento legítimo, correto e democrático. Agora, do ponto de vista político, ou o partido se posiciona e faz um projeto independente ou não existe projeto”, discursou o ex-governador.
Colombo destacou a importância da unidade dentro do partido. “Política é a arte de liderar pessoas, é a coragem de estar presente em momentos importantes. Eu quero que vocês contem comigo, com a minha energia, com a minha missão de colaborar”.
O ex-governador ressaltou ainda algumas das principais ações de seu período à frente do Governo do Estado, destacando a política de não aumentar impostos, a geração de emprego, a abertura de novos mercados internacionais para a carne suína e o pioneirismo na reforma da previdência. “Talvez o governo se desgastou por tomar determinadas medidas, mas Santa Catarina foi protegida, o povo de Santa Catarina viveu e vive melhor.
É só olhar os números, olhar tudo o que foi feito. É só olhar o que é Santa Catarina, que não começou em 2018, nem 2010, e que tem uma bela e longa história que precisamos honrar”, comentou.
Colombo poderá rivalizar com Bernardes no PSD
Interessante observar que no encontro do PSD ex-governador Raimundo Colombo foi citado como pré-candidato ao governo.
Em princípio, ele vinha se colocando, nas internas do partido, como pré-candidato ao Senado Federal, manifestando, até mesmo, apoio a pré-candidatura governamental do ex-prefeito de Blumenau Napoleão Bernardes (PSD).
Vale lembrar que Napoleão se mantém como pré-candidato ao governo, o que sugere uma disputa interna entre ele e o ex-governador no que diz respeito a sucessão do governador Carlos Moisés da Silva (PSL).
Jorginho Mello tem se aproximado de Meleiro e Sombrio
Senador Jorginho Mello (PL), nitidamente, tem olhado de forma diferenciada para as gestões municipais de Sombrio, comandada pela prefeita Gislaine Cunha (MDB), e de Meleiro, comandada pelo prefeito Eder Mattos (PL).
O prefeito meleirense é filiado ao partido de Jorginho, e a prefeita de Sombrio já esteve nas fileiras da sigla, com a qual ainda mantém estreita relação. Semana passada, Eder esteve em Brasília, onde foi recepcionado pelo senador, que fez questão de lhe abrir muitas portas na capital federal.
Mesmo expediente já foi realizado com Gislaine. Jorginho Mello tem trabalhando bastante no fortalecimento de sua relação com os municípios, pois mantém o firme propósito de disputar o Governo do Estado ano que vem. Ele também tem estado bastante próximo do PSDB, sigla em que militou muitos anos.
Ermo troca comando da Saúde Municipal
Secretaria de Saúde de Ermo está trocando de mãos. A ex-vereadora Elenir Barbosa não é mais a titular da pasta, que está sendo tocada, interinamente, pelo secretário de Administração e Finanças, Claiton Nazário Américo.
Nos próximos dias, no entanto, o vereador Marcelo Ferreira (PSD) assumirá o comando da saúde ermense. De acordo com o prefeito Paulo Della Vechia a indicação do cargo cabe ao PSD, do ex-prefeito Zica Cadorin. “O primeiro ano é um ano de adaptações. A mudança no comando da Saúde municipal faz parte deste pacote de ajustes”, comenta o chefe do executivo.
Prefeitos querem rota alternativa para Serra da Rocinha
Em reunião promovida em Timbé do Sul, ontem, prefeito do município, Beto Biava (PP), juntamente com os prefeitos de Meleiro Eder Mattos (PL), de Turvo Sandro Cirimbelli (PP), de Ermo Paulo Della Vechia (MDB) e de Morro Grande Clélio Daniel Olivo (PP), discutiram assuntos concernentes a BR 285, no trecho que ligará a Serra da Rocinha a BR 101.
Basicamente, os prefeitos querem que a atual SC 285, entre Timbé e a 101, seja definitivamente federalizada, o que possibilitará a construção de anéis viários em Turvo e Ermo. Também é consenso entre os prefeitos que uma rota alternativa, entre Timbé, Morro Grande e Meleiro, com saída na BR 101, em Araranguá, desafogaria bastante o futuro traçado da 285 por Turvo e Ermo, trazendo mais qualidade de vida a todos os municípios envolvidos.