Em sessão realizada na noite desta segunda-feira, a Câmara de Vereadores de Sombrio aprovou, por unanimidade, o projeto de lei que institui o Banco de Rações e Suplementos para Animais no município. A iniciativa visa criar um ponto de arrecadação e distribuição de alimentos e produtos destinados a animais em situação de vulnerabilidade.
De autoria do vereador Adriano Magrão, o projeto busca amparar animais de rua e também aqueles acolhidos por famílias e protetores independentes, que muitas vezes não têm recursos para custear alimentação e cuidados básicos. “O objetivo é ter um local de destinação para doações de pessoas e empresas que queiram ajudar a cuidar, especialmente alimentar, animais de rua ou aqueles acolhidos por famílias que têm esse dom. No interior, onde moro, tenho quatro cachorros ao redor de casa e sei da dificuldade que é mantê-los bem cuidados. Agora podemos unir esforços para isso”, destacou Magrão.
Com a aprovação, o projeto segue agora para sanção do Poder Executivo. Após essa etapa, o Banco de Rações poderá ser colocado em prática, com definição dos critérios para doações e distribuição dos itens arrecadados.
O presidente da Câmara, vereador Rafinha Enfermeiro, também celebrou a aprovação da proposta. “O bem-estar animal é um tema que tem gerado cada vez mais atenção da população e dos poderes públicos. Esse projeto é uma ação linda e que mostra o quanto a Câmara está preocupada e envolvida com a saúde pública municipal e com nossos bichinhos, que só nos dão amor e não pedem nada em troca a não ser carinho e atenção”, afirmou.
A proposta integra uma série de ações que vêm sendo debatidas no município em prol da causa animal, e representa um passo importante no fortalecimento da proteção e do cuidado com os animais em Sombrio.