Ex-vereador de Araranguá, Marco Antônio Mota, o Motinha, que é filho do ex-deputado estadual Manoel Mota (MDB), admitiu deixar o MDB para disputar a Assembleia Legislativa ano que vem.
Motinha diz que já foi procurado por líderes do PSDB, PSD, PSC, Podemos e Democratas objetivando uma disputa a estadual por um destes partidos. “É tudo muito prematuro, mas admito que há a possibilidade de eu deixar o MDB”, comenta o ex-vereador. O principal motivo seria a falta de perspectiva de uma eleição a deputado estadual pela legenda, ano que vem. “No Sul do Estado deveremos ter quatro ou cinco candidatos a Assembleia pelo partido.
Trata-se de um cenário que já nasce saturado”, comenta.
De acordo com Motinha, em um novo partido, “o cenário ficaria reoxigenado, desde que a nova sigla não cometesse o mesmo erro de lançar tantos candidatos a estadual por uma região”. Aqui no Extremo Sul, além de Marco Antônio Mota, o MDB também tem a disposição do ex-prefeito de Turvo, Tiago Zilli, de disputar a Assembleia Legislativa. Para Motinha, “esta possibilidade é incompatível com a realidade”.
Araranguá e Ermo podem fazer parceria por rodovia
Administrações municipais de Araranguá e Ermo têm conversado sobre a possibilidade de asfaltar a estrada que liga os dois municípios, popularmente conhecida como Estrada da Itoupava. Trata-se de um dos caminhos mais antigos do Brasil, aberto em 1728, com o objetivo de ligar o Morro dos Conventos até a Serra Geral.
O trecho global que é objeto deste projeto, no entanto, tem apenas 17 quilômetros, dos quais 12 estão em Araranguá e os outros cinco em Ermo. As tratativas neste sentido ainda são embrionárias, mas ambos executivos manifestam o desejo de pavimentar seus trechos. Questão é saber se isto será feito de forma concomitante ou não.
Rogildo Bordignaon pode ser candidato a deputado
Ex-vice-prefeito de Meleiro, Rogildo Bordignon (PSDB), que disputou o executivo municipal ano passado, vem sendo cotado para concorrer à Assembleia Legislativa ano que vem. Em que pese a derrota para o prefeito Eder Mattos (PL) no pleito de 2020, Rogildo emplacou 33,78% dos votos, em uma eleição totalmente tripolarizada, que também contou com a disposição do ex-prefeito Vitor Hugo Coral (PP) de voltar a comandar o executivo.
Em princípio, o PSDB de nossa região não tem outro nome para disputar o parlamento catarinense. O grupo do prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB), que tem franca influência em nossa região, deverá convergir para o nome do ex-deputado Cleiton Salvaro, recém filiado ao PSDB.
São João do Sul deve inaugurar ciclovia em breve
Prefeito de São João do Sul, Moacir Teixeira (MDB), acredita que dentro de 30 dias será possível inaugurar a ciclovia que corta a localidade de Vila Santa Catarina.
Inserida as margens da SC 290, boa parte da população local permanece sob constante risco de acidentes, em virtude do grande movimento de veículos na rodovia, que liga a BR 101 até o município de Praia Grande, um dos principais roteiros turísticos do Estado.
De acordo com Moacir, a ciclovia só não foi inaugurada ainda por conta do mau tempo, que acabou atrasando a execução da obra.
Serra do Faxinal pode ser licitada ainda em julho
Governo do Estado tem trabalhado para que anúncio do lançamento do edital de licitação, visando a conclusão da Serra do Faxinal, em Praia Grande, seja feito ainda no mês de julho.
Governador Carlos Moisés da Silva (PSL) tinha agenda, nesta semana, em nossa região, mas acabou cancelando o compromisso, ao que tudo indica, por conta da expectativa de vir anunciar pessoalmente a obra nos próximos dias, junto a outras ações governamentais.
Em princípio, o governo já dispõe dos recursos para a conclusão da Serra, e o edital de licitação já está no prelo. O que falta é a licença ambiental dos órgãos federais, para que o anúncio possa ser feito oficialmente. Secretário de Estado da Infraestrutura, Thiago Augusto Vieira, diz que “o anúncio é uma questão de dias”.