Mais uma vez, o governador Jorginho Mello (PL) marcou presença em um ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na Avenida Paulista, no último final de semana.
Além dele, também estiveram presentes os governadores Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro, São Paulo e Tarcísio de Freitas (Republicanos).
E mais uma vez, Jorginho não discursou durante o evento, só foi mesmo para prestar seu apoio a Bolsonaro, que colocou Tarcísio de Freitas para agitar a multidão, reforçando sua imagem e dando a entender que, sim, será ele o candidato do partido para a presidência da república em 2026.
Enquanto isso, o nosso governador ainda não se posicionou sobre a possibilidade de ter Carlos Bolsonaro como candidato a senador por Santa Catarina, numa manobra clara para aumentar a representatividade do partido no cenário federal, deixando de lado o interesse do Estado e da população e priorizando os do partido.
João Rodrigues, que é adversário de Jorginho nas próximas eleições, já deu sua opinião, minimizando a questão, mas também não se mostrou contrário, como já fizeram alguns personagens do cenário político catarinense. Ou seja, se Bolsonaro realmente quiser, ele empurrará o filho goela abaixo dos catarinenses e com a conivência dos dois candidatos mais fortes ao governo.
Há quem discorde
Jorge Goetten (Republicanos), por exemplo, não é apoiador da ideia de ter um filho de Bolsonaro concorrendo à vaga por Santa Catarina. Ele defende sua colega, Caroline De Toni como melhor opção. Ela e o já senador Esperidião Amin (PP), que tentará de reeleger, seriam os representantes ideais para reforçar a presença da direita no Estado.
Novo presidente
O industrial Gilberto Seleme será o próximo presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). Na eleição, realizada nesta sexta-feira, dia 27, a chapa única, liderada pelo empresário, foi eleita com aprovação de 100% dos sindicatos de indústria que votaram. O 1º vice-presidente será o industrial André Odebrecht. A mesa diretora da entidade será composta ainda pelos empresários: Edvaldo Ângelo (diretor 1° secretário), Nivaldo Pinheiro (diretor 2° secretário), Marco Aurélio Alberton (diretor 1° tesoureiro) e Evair Oenning (diretor 2° tesoureiro). A posse da nova diretoria será no dia 22 de agosto, em Florianópolis.
Quinto Constitucional
Por unanimidade, o Conselho Pleno da OAB/SC aprovou que os conselheiros suplentes também votem na escolha dos 12 nomes na primeira fase da eleição do Quinto Constitucional na instituição, ampliando o colégio eleitoral de 49 para 126 conselheiros e diretores. A eleição direta de seis nomes por toda a advocacia, um universo de cerca de 40 mil advogados, prossegue. O Pleno também decidiu ampliar os debates sobre paridade de gênero e cotas raciais e construir esse regramento em conjunto com a OAB nacional, que começou a avaliar essa possibilidade para todo o País ao instituir, no último mês, uma comissão especial para essa finalidade. O edital para preenchimento de vaga no TJSC deve ser lançado no início de julho.
Cobranças indevidas
Nas operações de comércio exterior, é comum que empresas se deparem com cobranças de demurrage e detention — encargos decorrentes do uso do contêiner além do prazo acordado. No entanto, essas taxas, que têm por objetivo ressarcir o transportador marítimo pelo uso prolongado do equipamento, nem sempre são exigidas de forma legítima. Segundo o advogado Leonardo Traesel Pacheco, do Núcleo Tributário e Aduaneiro da Menezes Niebuhr, práticas abusivas ou desproporcionais por parte de armadores e agentes logísticos têm sido recorrentes, o que torna essencial a atuação preventiva de importadores, exportadores e agentes de carga para evitar prejuízos financeiros expressivos. “A legalidade dessas cobranças exige observância a critérios objetivos, sendo que o descumprimento destes pode caracterizar cobrança indevida”, destaca.
SC em Portugal
O piloto catarinense André Gaidzinski levantou a bandeira de Santa Catarina no pódio da quarta etapa da Porsche Cup Brasil, no Autódromo Internacional do Algarve, em Portugal. Ele conquistou neste domingo um quarto lugar na categoria em que disputa, a Sport Challenge – e um quinto lugar na corrida de sábado. Com largadas consistentes nas duas corridas, o catarinense avançou muitas posições, fazendo bonitas ultrapassagens em sua estreia na desafiadora pista de Portimão. Na corrida de domingo ele chegou a conquistar a terceira posição, mas na volta final da disputa bateu roda com roda e foi ultrapassado por outro piloto, finalizando em quarto lugar.
A próxima etapa será no Autódromo do Estoril, nos dias 28 e 29 de agosto.
Mais aeroportos
Depois de décadas de inatividade, os aeroportos de São Joaquim e Dionísio Cerqueira receberam o sinal verde da Agência Nacional de Aviação (ANAC) para voltarem a receber pousos e decolagens. A portaria confirmando a inscrição de São Joaquim no cadastro nacional de aeródromos foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, 5/7. A Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) ainda aguarda a publicação sobre Dionísio Cerqueira, mas também já recebeu a portaria confirmando a liberação.