A solicitação do fim da obrigatoriedade da vacinação contra a Covid-19 para crianças foi uma das principais conclusões da audiência pública realizada na noite desta segunda-feira (30) na Assembleia Legislativa, pela Comissão de Direitos Humanos e Família. O encontro discutiu soluções e alternativas às ações movidas pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e pelo Conselho Tutelar contra pais que não vacinaram seus filhos contra a doença.
Durante o evento, os participantes também pediram a suspensão dessas ações, bem como das multas aplicadas àqueles que não imunizaram seus filhos. Eles querem saber, ainda, os dados atualizados sobre os efeitos adversos e óbitos decorrentes da vacinação contra a Covid.
A reunião contou com a participação de várias referências na área da saúde. E se chegaram a essa conclusão lógica, sinal que entendem do assunto, certo? Então, porque mesmo eles não revelaram durante o encontro o motivo real do fim da pandemia, já que não foi a vacina? Ou o motivo da morte de tantas crianças por covid, já que elas são “imunes” e por isso não precisariam de vacina? E vacina quem quer, quem não quer, contamina os outros.
Isto parece mais uma discussão de grupo de whatsapp, onde todos têm solução para o problema dos outros, menos para os seus próprios.
Saúde
Os avanços em Oncologia e Hematologia no país serão tema do 3º Simpósio do Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), unidade do Governo do Estado, nos dias 4 e 5 de julho, em Florianópolis. O evento, que tem o apoio da FAHECE, reunirá mais de 30 palestrantes de destaque nacional nessas áreas e terá uma programação especializada. Serão dois dias voltados à atualização científica, troca de experiências e fortalecimento das redes de cuidado oncológico. As inscrições estão abertas no site oficial do evento, com vagas limitadas.
Posse
O advogado tributarista Lucas de Assis, de Palhoça, tomou posse como conselheiro do Tribunal Administrativo Tributário de Santa Catarina (TAT/SC), órgão responsável pelo julgamento de litígios fiscais entre contribuintes e a Fazenda Estadual, em última instância administrativa. Indicado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), Lucas representa a classe empresarial catarinense no colegiado. Ele é coordenador do núcleo jurídico-contábil da Associação Empresarial de Palhoça (ACIP) e já atuou como advogado da própria FACISC por oito anos. O TAT/SC tem composição paritária entre representantes do fisco e dos contribuintes e desempenha papel estratégico na mediação de conflitos tributários, promovendo segurança jurídica e equilíbrio na interpretação da legislação estadual.
Oportunidade
O Instituto Euvaldo Lodi (IEL/SC), ligado à Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), está com 416 vagas abertas de estágio para estudantes, bolsas em projetos de inovação tecnológica, aprendizes e vagas efetivas para profissionais graduados. Os postos são para estudantes do ensino médio, técnico e superior, além de profissionais com graduação, mestrado ou doutorado. Também há oportunidade internacional para atuação remota em empresa de Portugal. As áreas com maior número de oportunidades são Administração, Tecnologia, Direito, Engenharias e Pedagogia. Florianópolis, Joinville, Criciúma, Jaraguá do Sul e Blumenau concentram a maior parte das ofertas.
São Bento do Sul
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), assinou um contrato de estruturação de Parceria Público Privada (PPP) com São Bento do Sul, que deu um passo decisivo rumo à modernização de sua infraestrutura urbana. Este foi o primeiro contrato de estruturação de PPP firmado pela agência do BRDE em Santa Catarina, e que marca um momento histórico tanto para o banco quanto para o município. O projeto prevê a concessão administrativa do serviço de iluminação pública, que inclui a modernização, eficientização, expansão, operação e manutenção do parque de iluminação da cidade, que atualmente conta com cerca de 15.400 pontos de luz, com a substituição de aproximadamente 17 mil lâmpadas convencionais por tecnologia LED, com uma economia estimada de até 80% na conta de luz pública e aumento na segurança. O investimento previsto é de cerca de R$40 milhões e utilizará como fonte os recebíveis da COSIP, sem impacto direto no orçamento da Prefeitura. Além disso, o projeto abre caminho para a implementação de soluções de cidades inteligentes, como videomonitoramento, wi-fi público e sensores ambientais.
Defensores
Pela primeira vez fora da capital, o Curso de Formação de Defensoras e Defensores Populares será realizado em Chapecó, com início previsto para o dia 16 de agosto. A iniciativa é voltada a lideranças comunitárias e pessoas que atuam em movimentos sociais, com o objetivo de promover a educação em direitos e fortalecer a atuação cidadã nos territórios. A formação será gratuita e acontecerá em quatro encontros, sempre aos sábados, no Plenário da Câmara Municipal. O primeiro encontro terá uma mesa de abertura e apresentação dos participantes. Os demais encontros abordarão temas como direitos humanos, moradia, infância e juventude, direitos das mulheres e do consumidor, com mediação de defensoras e defensores públicos, além de convidados externos.
LDO em discussão na Alesc
A Comissão de Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) deve votar nesta semana o parecer conclusivo ao Projeto de Lei (PL) 178/2025, que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. O relator, deputado Marcos Vieira (PSDB), recomendou a aprovação da proposta, e a votação ficou agendada para esta quarta-feira , dia 02. A LDO, elaborada pelo Poder Executivo, prevê receitas e despesas públicas de R$ 57,9 bilhões, valor 10% superior ao orçamento de 2025. O texto apresenta metas fiscais e prioridades de investimentos em áreas como saúde, educação e segurança pública, além de orientar a futura Lei Orçamentária Anual (LOA).