A eleição interna do PT em primeiro turno, para a escolha de seu novo presidente em Santa Catarina, contou com a participação de 9.210 filiados. Na disputa pela presidência estadual, o candidato Fabiano da Luz obteve 3.082 votos, enquanto a candidata Luciane Carminatti conquistou 2.955. Ambos são deputados estaduais. Outros três candidatos somaram juntos 3.173 votos, e, com isto ninguém alcançou maioria para se eleger na primeira etapa da eleição PT. Com este resultado, haverá segundo turno no próximo dia 27.
Os dois candidatos que avançaram na disputa se adiantaram em manifestaram apoio incondicional ao governo do presidente Lula da Silva (PT) e disseram ter como objetivo o fortalecimento do partido em Santa Catarina nos próximos anos. As propostas apresentadas por eles incluem a defesa de uma gestão voltada para a promoção da maior democracia interna, o fortalecimento da organização das bases da legenda e melhorias na comunicação com a sociedade. O segundo turno determinará quem sucederá Décio Lima, atual presidente do partido no Estado e também presidente do Sebrae Nacional.
Em relação as propostas específicas, Fabiano da Luz defende uma gestão baseada na democracia participativa, na atuação ativa da militância e na tomada de decisões coletivas. Entre suas principais metas estão a modernização da comunicação, o fortalecimento dos movimentos populares, investimentos na formação política dos filiados e o suporte aos diretórios municipais. Ele também propõe a realização de caravanas regionais, a elaboração coletiva do planejamento e do orçamento do partido, além de projetos focados nas eleições de 2026. Fabiano também propõe uma oposição firme ao governo de Jorginho Mello (PL). A estratégia visa reconstruir a presença do PT no Estado por meio de uma direção colegiada, combativa e alinhada aos princípios originais da legenda, com a ênfase de que é necessário defender Lula, enfrentar a extrema-direita em Santa Catarina e buscar colocar o PT entre os protagonistas da política estadual. Pelo menos este é o seu pensamento.
Luciane Carminatti, por sua vez, tem enfatizado a valorização da história do PT, reafirmando o compromisso com a classe trabalhadora e com os setores mais vulneráveis da sociedade. Ela planeja preparar o PT para reeleger Lula em 2026, disputar o governo estadual e o Senado, além de ampliar a bancada de deputados estaduais e federais, garantindo cotas de gênero, diversidade e protagonismo das mulheres no partido e na sociedade. Sua proposta inclui reuniões regulares da executiva, uma distribuição democrática do fundo eleitoral, valorização de setores como juventude, movimentos antirracistas e LGBTQIA+, além de programas permanentes de formação política no partido. Também defende diretrizes como redução da jornada de trabalho, moradia digna e justiça social. A campanha de Luciane também reforça a intenção de recolocar o PT no centro dos debates sociais.
Em princípio, a candidatura do deputado Fabiano da Luz à presidência do PT está mais ligada à esquerda do partido, enquanto a de Luciane está mais ligada aos moderados. Ambos estão de olho nos votos do terceiro colocado na disputa no primeiro turno, o também deputado estadual Pedro Baldissera, que na primeira etapa da eleição protagonizou profundos atritos com Fabiano da Luz. Por conta disto, é provável que ele acabe manifestando apoio a Luciane Carminatti.
Finais
- Prefeito de Balneário Gaivota, Kekinha dos Santos, diz que não se filiou ao Republicanos, como foi divulgado pelo Coordenador Regional do partido, o ex-vereador araranguaense Marco Antônio Mota, o Motinha. O prefeito confirmou que, de fato, ele participou de um evento do partido em Florianópolis, ocasião em que teria assinado um documento dando conta de sua intenção de se filiar ao Republicanos, mas sem oficializar o ato. Conforme Kekinha, caso de fato sua intenção seja confirmada, sua filiação se dará em Balneário Gaivota, não em Florianópolis. A situação acabou criando um clima bastante desagradável dentro da legenda, na medida em que o Coordenador do partido disse uma coisa e o prefeito disse outra, sobre o mesmo fato. Em princípio, no entanto, Kekinha deverá confirmar sua filiação ao Republicanos, mas em um outro momento. O prefeito Almides da Rosa, que também participou do encontro do Republicanos, confirmou que se filiou ao partido.
- Ex-deputado federal Luiz Armando Reis, o Coronel Armando, deixou o PL e se filiou ao Progressistas, por onde pretende disputar novamente a Câmara Federal no ano que vem. Na eleição estadual passada, em seu projeto de reeleição, ele acabou amargando a primeira suplência de seu ex-partido, muito por conta da candidatura do deputado federal eleito Marcos Antônio Gomes, o Zé Trovão, que a seu exemplo também disputou a Câmara Federal pelo PL de Joinville. A filiação de Coronel Armando no Progressistas é excelente para o deputado estadual José Milton Scheffer (PP), que do mesmo modo pretende disputar a Câmara Federal ano que vem. Quanto mais candidatos de peso, maiores as chances de o partido fazer legenda e emplacar deputados federais. Em tese, por conta de sua militância histórica, Zé Milton deverá ser o mais votado à Câmara Federal pelo Progressistas. Para chegar lá, no entanto, precisa de candidaturas de suporte, como a de Coronel Armando.