Pela primeira vez em sua história, o diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Balneário Gaivota será liderado por mulheres. A eleição ocorreu no último sábado, 6 de julho, durante o Processo de Eleições Diretas (PED), realizado simultaneamente em todo o país.
A nova presidenta é Edile Rodrigues, graduada em Gestão Financeira e especialista em Direito Tributário. Ao seu lado, assume a vice-presidência Cláudia Schiedeck, professora aposentada, Doutora em Educação e ex-reitora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).
A composição da nova executiva municipal também conta com Alfredo Lameira, Antônio Ferreira, Emerson Lazzaron e Nara Ramires. O grupo assume com o desafio de fortalecer a militância de esquerda no município e consolidar o PT como uma força política regional atuante e combativa.
Em âmbito nacional, o PED elegeu Edinho Silva como presidente do partido com 73,5% dos votos válidos. Já em Santa Catarina, a disputa segue para o segundo turno entre os deputados estaduais Luciane Carminatti e Fabiano da Luz, que concorrem à presidência estadual da sigla.
Entre as primeiras diretrizes da nova gestão em Balneário Gaivota está o apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2026, além da realização de ações locais que reflitam os princípios históricos do partido, como justiça social, igualdade e participação popular.
Com essa nova configuração, o PT de Balneário Gaivota dá início a uma nova etapa, marcada pelo protagonismo feminino e pelo engajamento coletivo de sua militância.