Com microfones improvisados, muita criatividade e textos bem elaborados, os alunos do 4º ano da Escola de Educação Básica Municipal Professora Egídia Emerim Cardoso, em Sombrio, se transformaram em verdadeiros “Repórteres por um Dia”. A atividade faz parte de um projeto idealizado pela professora de Língua Portuguesa, Pamella, e teve como objetivo principal o estudo prático do gênero textual notícia.
A proposta pedagógica buscou unir teoria e prática para estimular a competência comunicativa dos estudantes. Ao longo das aulas, as crianças foram incentivadas a ler, analisar e produzir textos jornalísticos, refletindo sobre a importância de uma informação clara, objetiva e relevante. Com base em fatos reais ou imaginários, cada aluno escreveu sua própria notícia e, na fase final, apresentou o conteúdo oralmente, simulando uma reportagem ao vivo diante da turma.
Para a diretora da escola, Juci Marques, iniciativas como essa fortalecem o compromisso da unidade com uma educação participativa e transformadora. “Essas são algumas das propostas que acontecem na escola para instigar o aluno a ser protagonista da sua aprendizagem. Quando o estudante participa ativamente das aulas, ele se sente mais motivado e envolvido com os conteúdos, o que melhora o desempenho e o aprendizado. Além disso, esta é nossa função: formar alunos conscientes de seu papel na sociedade, capazes de refletir, questionar e transformar realidades”, destaca.
O projeto “Repórter por um Dia” integra o conjunto de ações pedagógicas desenvolvidas pela rede municipal de ensino de Sombrio, voltadas ao desenvolvimento integral dos alunos por meio de experiências práticas, criativas e significativas.