O Departamento de Cultura de Araranguá, em parceria com o Conselho Municipal de Políticas Culturais, promoveu na noite desta quinta-feira (7), no Centro Multiuso, uma oitiva para discutir as ações e a distribuição de recursos por área referentes ao segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) 2025.
O encontro reuniu um expressivo número de participantes, entre artistas, produtores culturais e demais interessados que atuam em áreas como artesanato, dança, música, poesia, literatura, teatro, pesquisa histórica, tradicionalismo açoriano e gaúcho, audiovisual, produção artística, agricultura ecológica, tecnologia, marketing, turismo e tatuagem.
Sob a coordenação dos conselheiros municipais, a reunião começou com a apresentação das etapas de participação do município na PNAB e com a exposição de dados do ciclo anterior, incluindo valores aprovados e estatísticas de participação e contemplação nos editais passados. A partir dessas informações, os presentes apresentaram sugestões para os próximos editais e esclareceram dúvidas sobre o processo.
Uma nova oitiva será realizada em breve para tratar especificamente da distribuição dos valores entre as diferentes categorias culturais. As definições servirão de base para a elaboração do PAR — Plano de Aplicação dos Recursos de Araranguá, que será encaminhado ao Ministério da Cultura para aprovação.
O evento foi conduzido pelo presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Eduardo Chico Merêncio, e contou com a presença da secretária Gisele Fortunato, de Sérgio Hipólito da Silva, representante da sociedade civil, e de Valdemar Hahn Júnior, representante governamental.
A data da próxima oitiva será divulgada nos próximos dias.