No fim da tarde de sexta-feira, dia 8, por volta das 17 horas, uma guarnição da Polícia Militar em rondas pelo bairro Vila Isabel, em Arroio do Silva, avistou um homem em atitude suspeita. Ao ser emitida ordem legal de parada, o suspeito não acatou e empreendeu fuga a pé, sendo alcançado e abordado logo em seguida.
O homem resistiu à prisão e na busca pessoal, em sua posse, foram encontradas três pedras de crack. Questionado sobre a origem do entorpecente, o homem, de 34 anos, afirmou tê-lo adquirido em uma residência próxima ao local da abordagem.
Diante das informações, guarnições da PM de Arroio do Silva, com apoio das equipes K9, Tático e viatura PM de Araranguá, se deslocaram até o referido endereço. Ao perceberem a aproximação policial, um jovem de 16 anos, adentrou rapidamente no imóvel. Durante a varredura no interior da residência, os policiais militares localizaram, na estrutura abaixo do telhado, uma bolsa do tipo bag, contendo grande quantidade de entorpecentes e dinheiro, sendo especificamente 144 pedras de crack, embaladas para venda, nove porções de cocaína, igualmente embaladas para venda, e a quantia de R$ 621,00, em espécie.
Os suspeitos permaneceram em silêncio, afirmando que se manifestariam apenas em juízo. Ressalta-se que havia informações prévias de que o imóvel era utilizado como ponto de comércio ilícito de entorpecentes e que os indivíduos abordados já possuíam antecedentes por tráfico de drogas.
Durante o deslocamento até a Central de Plantão Policial, o conduzido de 34 anos desferiu diversos chutes contra a parte interna da viatura da PM, vindo a danificar a caixa de contenção, configurando o crime de dano ao patrimônio público.
Diante do flagrante delito, foi realizada a apreensão dos entorpecentes e do dinheiro, e procedida a condução de quatros masculinos, sendo dois de 16 anos, um de 15 anos e o primeiro abordado, de 34 anos, à Central de Plantão Policial, para os procedimentos cabíveis.