Criciúma será palco, no próximo dia 16 de agosto, da primeira edição do “Festival do Ar”, evento que reunirá dez bandas e artistas do sul de Santa Catarina em uma maratona de música autoral gratuita. A programação acontece das 13h às 22h no Parque Centenário, em frente à LayBack, e inclui apresentações de rock, pop e MPB com repertórios próprios.
Entre os destaques locais estão a banda Barba Rala, de Santa Rosa do Sul, e a cantora Poliana Peres, de Turvo. A Barba Rala, com quase oito anos de estrada, mistura rock progressivo e pesado com letras reflexivas em português, e já dividiu palco com nomes como Pitty, Nação Zumbi, CPM 22, Raimundos e Matanza. A banda também foi finalista do Festival João Rock, em São Paulo, e eleita Banda Revelação em Balneário Camboriú. Já Poliana Peres começou sua carreira ainda criança e vem se consolidando desde 2018, transitando entre MPB e rock, com os trabalhos Terça-feira (2018) e Epifania (2020).
O festival será inclusivo, com acessibilidade para cadeirantes e intérprete de Libras, e tem como objetivo valorizar a música independente da região. “O palco deverá promover um encontro à liberdade, democrático e movido de muita energia que somente a arte pode proporcionar. É um convite para respirar música, celebrar talentos locais e sentir as novas sonoridades no ar”, comenta o organizador do evento, Cedrick Moraes, também intérprete da banda Os Nômades do Éter.
Além dos shows, o público poderá prestigiar a feira de marcas independentes de Criciúma e região, em parceria com a Feira Caramelo, reunindo moda, arte, design e produtos criativos.
O projeto é realizado por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com produção da Colher de Chá Produtora e apoio das empresas Farben Tintas e Digital Sat.
Bandas participantes: Cedrick Moraes e Os Nômades do Éter, Banda Fucking Project, Nando Mason e Os Chacais, Barba Rala, Poliana Peres, Fê Smania, Hero, Novela, Ponto Zero, Lúdi Lucas Veveto.
Parcerias do Festival:
MAESC (Músicos Associados do Estado de Santa Catarina): fundada em 2014, representa a classe musical catarinense e fortalece ações coletivas no setor cultural.
Selo Ambulante: coletivo independente que atua como plataforma de divulgação, circulação e apoio à música autoral catarinense.
O “Festival do Ar” promete ser uma grande celebração da música independente, valorizando talentos locais e proporcionando ao público uma experiência cultural completa e inclusiva.