Um momento de fé e comoção marcou a missa que celebrou a chegada da imagem de São Miguel Arcanjo à Basílica do Sagrado Coração, em Içara, no último sábado (16). A celebração, que reuniu cerca de 12 mil fiéis, ficou marcada pelo desmaio do bispo diocesano, Dom Jacinto Inácio Flach, logo após a comunhão.
Segundo relato do reitor do santuário, padre Vander, o bispo foi amparado no altar e levado à sacristia.
“Ao final da missa tiramos o bispo do nosso colo, dos nossos braços, desmaiado”, afirmou.
Dom Jacinto foi encaminhado ao hospital e, por recomendação médica, não pôde retornar à celebração.
Apesar do imprevisto, a consagração da Diocese de Criciúma a São Miguel Arcanjo foi realizada. Atendendo ao pedido do bispo, o momento solene foi conduzido pelo padre Vander.
“São Miguel não vai sair daqui sem essa consagração ser feita”, destacou a irmã Maria Raquel, do Instituto Hesed, responsável por trazer a imagem diretamente do Monte Gargano, na Itália.
A celebração integra o projeto “A Grande Reconquista”, promovido pelo Instituto Hesed, que já consagrou a Arquidiocese de Brasília e a Diocese de Piracicaba. Neste ano, a iniciativa também alcançou um marco inédito: a consagração do Congresso Nacional, em cerimônia no plenário Ulysses Guimarães, em Brasília.
Nos próximos 40 dias, diversas dioceses brasileiras receberão a imagem de São Miguel Arcanjo e participarão de novas celebrações de consagração.