A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM), desde o início deste ano, vem desenvolvendo ações sociais para pessoas em situação de rua, no município de Araranguá.
Na terça-feira, 19, foi realizada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), em parceria com a PMSC e a Secretaria de Saúde (Ambulatório de Álcool e Outras Drogas) realizou a terceira ação conjunta de atendimento a essas pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A atividade percorreu diversos pontos da cidade e resultou em 16 pessoas abordadas, sendo que quatro foram encaminhadas para internação, uma para o albergue e cinco solicitaram apoio para retorno à cidade de origem. Além disso, foram oferecidos atendimentos psicossociais e médicos, testes rápidos, contatos telefônicos com familiares, solicitações de documentos pessoais, bem como a distribuição de itens de higiene e roupas.
A mobilização foi promovida em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, tendo como principal objetivo proporcionar acolhimento, escuta qualificada, acesso a serviços essenciais e encaminhamentos que favoreçam a reintegração social e a superação da situação de rua.
A participação do 19º BPM garantiu apoio e segurança durante as abordagens, fortalecendo a integração entre os órgãos envolvidos e reafirmando o papel da PMSC na promoção da cidadania e no cuidado com a comunidade.