CapaCâmara de Araranguá realiza 43ª sessão ordinária com solenidade especial no centenário...

Câmara de Araranguá realiza 43ª sessão ordinária com solenidade especial no centenário do Grêmio Fronteira

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Na noite desta segunda-feira (1º), a Câmara de Vereadores de Araranguá realizou sua 43ª sessão ordinária de 2025 em formato especial, no salão principal do Clube Grêmio Fronteira, em homenagem aos 100 anos da tradicional entidade. O evento marcou o início de setembro com atos solenes que reforçam a história e o desenvolvimento do município.

Durante a cerimônia, foram entregues dois Títulos de Cidadania Honorária — ao presidente da Assembleia Legislativa, Julio Cesar Garcia, e ao empresário Emerson Talau —, além da Moção de Reconhecimento ao Clube Grêmio Fronteira. Para o presidente da Câmara, vereador Paulinho Souza, a sessão foi “uma noite de reconhecimento e valorização, reunindo homenagens significativas e a presença de lideranças que ficarão marcadas na história de Araranguá”.

O prefeito Cesar Cesa também prestigiou o evento e destacou a importância da solenidade. “Celebramos não apenas marcos históricos, mas também pessoas que fazem a diferença em nossa cidade. Que esta noite seja lembrada como um tributo àqueles que constroem, com dedicação, uma Araranguá mais justa, próspera e humana”, afirmou.

Julio Cesar Garcia recebe título de cidadão honorário

O presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Julio Cesar Garcia, foi homenageado com o Título de Cidadão Honorário de Araranguá, aprovado pelo Projeto de Decreto Legislativo 010/2025, de autoria do vereador Neno Fontoura. Com sete mandatos como deputado estadual e quatro passagens pela presidência da Alesc, Garcia também presidiu instituições como BADESC e CASAN, além de ter atuado no Tribunal de Contas do Estado. Entre seus legados está a criação da Lei 13.633, que garante recursos permanentes às Apaes.

“Julio Garcia é um exemplo de liderança, respeitado por sua visão política e capacidade de articulação. Sua contribuição para a cidade, a região e o estado é inegável”, destacou o vereador Neno Fontoura. Emocionado, Julio Garcia agradeceu a homenagem e anunciou uma emenda impositiva para aquisição de veículo para o Grêmio Fronteira.

Empresário Emerson Talau é reconhecido por contribuição à cidade

O empresário Emerson Talau, natural de Jacinto Machado e residente em Araranguá desde 1998, recebeu o Título de Cidadão Honorário, aprovado pelo Projeto de Decreto Legislativo 012/2025. Com 26 anos de atuação no setor moveleiro, Talau se destacou pela geração de empregos e fortalecimento da economia local. Formado em Direito pela UNISUL, é conhecido por seu perfil empreendedor e engajamento comunitário.

“É um momento marcante em minha vida. Este título carrega a responsabilidade de continuar contribuindo para o crescimento e bem-estar de Araranguá”, declarou Talau, emocionado com a homenagem.

Grêmio Fronteira recebe Moção de Reconhecimento pelos 100 anos

O centenário do Grêmio Fronteira também foi celebrado com a concessão da Moção de Reconhecimento 029/2025, entregue ao presidente Evandro Conceição e ao vice Rodrigo Silveira. Fundado em 1º de setembro de 1925 como Fronteira Clube, o Grêmio se transformou ao longo do tempo, reunindo tradições esportivas e sociais da cidade. Sua sede atual, adquirida em 1942, tornou-se um dos principais espaços de convivência comunitária.

“Reconhecer a importância do Grêmio Fronteira é valorizar a união e a dedicação de tantas pessoas que ajudaram a construir a alma de Araranguá”, afirmou o vereador Neno Fontoura.

A sessão solene reforçou a relevância histórica e social do clube e celebrou líderes que contribuem para o desenvolvimento e bem-estar da comunidade.

spot_img
spot_img
spot_img

Matérias Relacionadas