Encerrando o mês dedicado à prevenção da crueldade contra os animais, o município de Sombrio destaca algumas das ações realizadas ao longo da campanha Abril Laranja. A Igreja Matriz de Santo Antônio de Pádua e a Rua Coberta de Sombrio ganharam a iluminação laranja, como forma de lembrar e sensibilizar a população para o tema.
A prefeitura também apoiou as campanhas de conscientização e as feiras de adoção realizadas em parceria com protetoras do município. Diversos pets já têm um novo lar, com os tutores devidamente cadastrados e a castração dos filhotes está garantida pela Prefeitura Municipal de Sombrio.
Hoje, 30 de abril, a diretora de Meio Ambiente, Tayná Teixeira, participa, em Florianópolis, do 1º Fórum Catarinense de Combate à Crueldade Animal. Ela está acompanhada de protetoras independentes, servidores públicos e do presidente da Câmara de Vereadores, Rafael dos Santos. O evento reúne gestores municipais de bem-estar animal, profissionais da saúde, da assistência social e representantes da sociedade civil para debater políticas públicas e estratégias efetivas de combate aos maus-tratos em Santa Catarina.
A abertura do fórum contou com a presença do governador Jorginho Mello e do lançamento do “Pet Levado a Sério”, considerado o maior programa estadual de castração de cães e gatos.
Segundo Tayná Teixeira, a participação de Sombrio no evento mostra que o município está atento e comprometido com o tema. “As demandas relacionadas ao bem-estar animal são muito diversas e constantes, assim, precisamos de políticas públicas estruturadas. As ações da gestão municipal somadas às da sociedade e das protetoras são sempre mais eficazes. A luta contra os maus-tratos não pode parar em abril. É um trabalho diário, feito com responsabilidade e empatia”, afirmou.
Embora o Abril Laranja esteja se encerrando, a Prefeitura reforça que a proteção animal é uma causa que precisa de atenção contínua. O cuidado com os pets vai além do afeto — envolve alimentação, abrigo, acompanhamento veterinário e compromisso com o bem-estar do animal. Para dar prosseguimento às ações, um novo mutirão está previsto para o mês de maio.
Denúncias de maus-tratos podem ser registradas pela ouvidoria no site oficial da Prefeitura de Sombrio ou pelo telefone (48) 3533-5330.
Abril Laranja chega ao fim com reforço à conscientização sobre maus-tratos contra animais
