sábado, 28 DE setembro DE 2024
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Alunos do Catulo de Sombrio inspiram propostas de projetos educacionais na Assembleia Legislativa

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O deputado Zé Milton apresentou na Assembleia Legislativa dois projetos voltados ao setor educacional, baseados nas ideias dos alunos da Escola Catulo da Paixão Cearense, de Sombrio. Os projetos de lei PL./0271/2024 e PL./0270/2024, que tratam de oficinas extracurriculares e monitoria em pares, foram criados pelos estudantes Enzo Daniel Guimarães Pereira, Isadora da Silva, Camily Quevedo de Lima, Gabrieli de Oliveira Soares, Amanda Galvão Mendes e João Gabriel Borges Mesquita, participantes do Programa Parlamento Jovem, durante um encontro com o deputado Zé Milton, acompanhados pelos professores Thayse Farias Brunel e Marcos Juvêncio de Moraes.

O PL./0271/2024 propõe a oferta de oficinas gratuitas em áreas como educação, tecnologia, artes e esportes. Segundo o deputado Zé Milton, essas atividades permitem que os alunos explorem novos interesses e desenvolvam habilidades essenciais não contempladas no currículo tradicional. “É inspirador ver a juventude propondo soluções tão práticas e impactantes para a educação”, afirmou o deputado ao argumentar que a vivência deles nas escolas permite esse conhecimento das dificuldades, bem como para soluções.

Já o PL./0270/2024 foca na criação de um programa de monitoria em pares, visando combater a evasão escolar e melhorar o desempenho acadêmico. O projeto prevê a contratação de alunos monitores para ajudar colegas com dificuldades em disciplinas específicas. “Queremos criar um ambiente de cooperação e solidariedade entre os estudantes, proporcionando apoio personalizado e incentivando a permanência na escola”, explicou a jovem parlamentar Camily Quevedo de Lima.

O deputado Zé Milton elogiou os alunos pela iniciativa e destacou a importância de suas propostas. “Estou extremamente orgulhoso dos jovens da Escola Catulo da Paixão Cearense. Eles demonstraram um entendimento profundo das necessidades educacionais e a capacidade de criar soluções eficazes. Ambos os projetos têm o potencial de enriquecer a educação catarinense, oferecendo mais oportunidades de aprendizado e desenvolvimento pessoal aos alunos. Por isto, tem o nosso apoio e o protocolamos”, defendeu o parlamentar.

Enzo Daniel Guimarães Pereira, um dos alunos que apresentou as propostas, defendeu a importância dos projetos: “Acredito que as oficinas extracurriculares vão motivar muitos alunos a descobrir novas paixões e talentos, enquanto a monitoria em pares pode ser uma grande ajuda para aqueles que enfrentam dificuldades. Esperamos que a Assembleia aprove esses projetos e que eles possam fazer a diferença na vida dos estudantes.”

Os projetos agora seguem para serem lidos em plenário para então tramitarem nas comissões.



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