Sob o lema ‘Vamos juntos preservar o que é nosso’, a programação alusiva do Dia do Meio Ambiente, cuja data oficial é 5 de junho, foi sucesso em quantidade e qualidade, atraindo centenas de pessoas para a Praça Hercílio Luz, entre 9 e 13 horas de sábado, dia 4. O evento foi realizado pela Prefeitura de Araranguá, pelo SAMAE, e pela FAMA, contando com apoio de diversos órgãos como OAB, Unesc, IFSC, UFSC, Educamar, COAMA, Rotary Club, Lions Clube, Demolay Grupo de Jovens Maçons, unidades de ensino e entidades de classe.

Programação variada
O evento incluiu diversas atividades, como distribuição de copos de água envasados pelo Samae, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto, divulgação dos projetos desempenhados pela autarquia; distribuição de mudas de plantas nativas; campanha para adoção responsável de cães e gatos; exposição de trabalhos sustentáveis feito pelas unidades de ensino do município; amostra do Projeto Reciclar é Preciso, desenvolvido pelo CAPS Araranguá.
Crianças do CEI AMAR, o Centro de Educação Infantil Associação Mulheres de Araranguá, emocionaram o público contracenando a peça teatral ‘A história da sementinha’. O cantor ‘prata da casa’, Josué, fez um show de voz e violão.
Outra atração foi a exposição das ações feitas pela Casa da Fraternidade, inclusive o lançamento de dois livros ‘Voltando para mim’ e ‘Renascença’ da autora Adriana Maciel, cujos valores arrecadados serão destinados para a construção da creche da entidade.
Também teve distribuição de cachorro-quente, algodão doce, pipoca e oferta de brinquedos para as crianças. Outros diferenciais é que, no sábado, o Estacionamento Rotativo esteve gratuito, favorecendo o acesso ao evento. O Museu Histórico Municipal também manteve suas portas abertas, possibilitando apreciar três novas exposições: ‘Ferrovia em Araranguá’, ‘’Vestígio de um Tempo’’ e ‘História e poesia’.
Meio Ambiente como foco

Anfitrião da atividade, o prefeito César Cesa lembrou ações importantes desenvolvidas pelo Governo local, como a construção da primeira clínica veterinária municipal; revitalização do calçadão da avenida Getúlio Vargas (neste primeiro momento) e da Praça Hercílio Luz (em segunda etapa), além de melhorias do Parque Belinzoni. ‘O projeto da FAMA possibilitou a identificação e descrição do histórico de 144 espécies de árvores da praça, que todos os cidadãos podem acessar, por meio do sistema QR Code disponível nos aparelhos de telefone celular. Esta iniciativa – denominado Projeto Conhecendo para Preservar – será expandida para outros espaços públicos municipais. Enfim, o Poder Público Municipal e a comunidade têm a missão de preservar a natureza e manter a vida’, disse.
SAMAE investe na preservação
Já o diretor geral do SAMAE, Jairo do Canto Costa ponderou que a autarquia realiza várias atividades visando valorizar a natureza e preservar o meio ambiente: ‘Destaco investimentos estruturais, aperfeiçoamento dos profissionais; ações de captação, tratamento e distribuição de água de qualidade; tratamento do esgoto e orientações quanto a preservação do meio ambiente, uso racional da água, por intermédio de iniciativas como o Programa SAMAE na Escola, que existe desde 2014 e cada ano agrega qualidade’.
FAMA celebra união de esforços
Maureci rodrigues, diretor superintendente da FAMA, a Fundação Ambiental do Município de Araranguá, celebrou a união de esforços pelo meio ambiente, agradecendo o apoio dos gestores públicos, entidades e população: ‘O tempo está magnífico e o ambiente excelente. Além disso é maravilhoso testemunhar a participação das unidades de ensino e das crianças nesta programação’.
Também presente no palco das autoridades, o presidente da Câmara de Vereadores, Jair Anastácio, foi objetivo em sua ponderação: ‘Vejo com alegria esta mobilização popular pelo meio ambiente. Desejo que, além de nos encontrarmos, saibamos que cada um de nós deve ter ciência das suas responsabilidades quanto a manutenção e preservação de um meio saudável para viver.
Um destaque paralelo da programação foi o plantio de 50 mudas de Ipê Amarelo, que foi feito por estudantes da UFSC, IFSC, representantes do Rotary Club, SAMAE e FAMA, no Parque Belinzoni. A ação uniu diferentes gerações.
Prestigiaram o evento, os vereadores Paulinho Souza, Tico Batista, Lena Périco e a primeira Dama Municipal, Dione Cesa, entre outros.