Uma loja de importados em Araranguá foi alvo da Operação Fake Tour, deflagrada pela Polícia Federal nesta terça-feira (30). A ação teve início por volta das 6h e cumpriu mandados de busca e apreensão em três estados – Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná – visando um grupo criminoso que atuava na fronteira entre o Brasil e o Uruguai.
Segundo a Polícia Federal, o grupo introduzia bebidas de forma irregular no país, utilizando falsas excursões turísticas que partiam de Santa Catarina até os freeshops uruguaios. As bebidas eram então direcionadas a comerciantes que atuavam clandestinamente no Brasil.
Ao todo, foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão e 21 medidas cautelares, incluindo bloqueio de contas bancárias e indisponibilidade de bens. A operação busca combater a prática criminosa, proteger os comerciantes que atuam legalmente e resguardar empregos, além de coibir a concorrência desleal.
A ação é considerada estratégica para a proteção da sociedade e do comércio formal, garantindo que práticas ilegais não prejudiquem o mercado local e a economia regional.
A Polícia Federal não divulgou a identidade dos investigados, mas reforçou que a operação prossegue para aprofundamento das investigações e responsabilização dos envolvidos.