No início da tarde d recebeue terça-feira, dia 16, o Samae, Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto, de Araranguá três tanques para armazenamento de produtos químicos com capacidade de 5 mil litros cada. Os tanques serão implantados na ETA, Estação de Tratamento de Água, VI, que será construída junto à comunidade de Lagoa do Caverá.
De acordo com o engenheiro químico e responsável pelo setor de água do Samae, Mario Copetti, os tanques de produtos químicos estão em consonância com as necessidades do tratamento de água planejado para o sistema. A exemplo do que foi feito na ETA I – Balneário Morro dos Conventos, a Estação Lagoa do Caverá terá estrutura modular constituída em aço carbono.
A nova ETA, que deve ficar concluída ainda em 2024, vai funcionar com reduzida influência do operador, ou seja, ela atuará de maneira automatizada, lavando os filtros, efetuando o descarte de lodo no decantador e dosando os produtos químicos.
A ETA VI – Lagoa do Caverá abastecerá os moradores da localidade anfitriã, mais Sanga da Areia, Sanga da Toca, Santa Catarina, Polícia Rodoviária, Operária, Jardim Cibeli e adjacentes. Após realizar estudos técnicos e conquistar licença ambiental, o Samae adquiriu, com recursos próprios, uma área de seis hectares para receber a estrutura.