Embora a data oficial dedicada ao Meio Ambiente seja 5 de junho, neste ano a programação municipal será realizada um dia antes, isto é, no sábado, 4 de junho, na Praça Hercílio Luz. A opção pela data é justificada pelo entendimento de que, no sábado, fica mais acessível a presença do público em geral. O principal objetivo é conscientizar quanto a importância da preservação.
Na tarde desta quinta-feira, dia 26, servidores do Samae de Araranguá estiveram reunidos com o publicitário José Pedro Pereira, na sede da Aspeckto Comunicação, para definir os últimos detalhes do evento. No próximo dia 4, os estandes serão abertos às 8 horas, porém a programação oficial começa a partir das 9 horas. Já, às 10 horas haverá o pronunciamento das autoridades municipais. Doze estandes serão instalados.
O evento inclui apresentação musical, apresentação do Boi-de-mamão, exposição de trabalhos e ações desenvolvidas por clubes de serviço, entidades, divulgação dos serviços públicos municipais; distribuição de mudas nativas, propagação dos trabalhos feitos na Fama, a Fundação Ambiental do Município de Araranguá, especialmente sobre o Projeto Conhecendo para Preservar, por meio do qual ocorreu a instalação das placas de identificação com QR Code nas árvores presentes na Praça Hercílio Luz. Este projeto deve ser expandido por todas as áreas públicas municipais. Haverá distribuição de cachorro-quente, pipoca e algodão doce e brinquedos serão instalados para as crianças (pula-pula inflável e cama elástica).
O evento é uma realização conjunta entre Samae, Fama e Prefeitura de Araranguá, esta última representada por diversas secretarias municipais. São apoiadores da programação, Unesc, UFSC, Lions Club, Grupo de Jovens da Maçonaria, Comissão do Meio Ambiente da OAB Subseção Araranguá e Câmara de Vereadores, entre outras entidades.