Competição valoriza o domínio da língua portuguesa e movimenta escolas da região com emoção e aprendizado.
Sombrio
A nova edição do Soletrando 2025 começou movimentada. Realizado no auditório da Câmara de Vereadores de Sombrio, o concurso teve sua seqüência na quarta-feira, 6 de agosto, com a participação dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. A palavra decisiva da rodada foi “antropomórfico”, que exigiu atenção e domínio da ortografia por parte dos estudantes.
Na acirrada disputa, Ana Cláudia, da Escola Alda Santos de Vargas, de Sombrio, e Pedro de Souza, da Escola Doralina Clezar, de Balneário Gaivota, garantiram vaga direta na grande final. Já o estudante Miguel Carvalho, que havia sido eliminado, conquistou uma nova chance ao vencer a repescagem e também estará na decisão.
Disputa segue com novas rodadas
Na próxima terça, 12 de agosto, a competição terá continuidade com uma nova etapa, reunindo mais estudantes em busca da classificação, os do 8ºano. Seguindo o formato do concurso, os alunos enfrentam rodadas eliminatórias, sendo desclassificados após receber a “bandeira vermelha”.
A cada rodada, os três últimos estudantes remanescentes se classificam para a final, que reunirá os melhores colocados de cada categoria: 6º, 7º, 8º e 9º anos. As disputas acontecem sempre às terças e quartas-feiras e seguem até que todos os finalistas estejam definidos.
Um projeto de incentivo ao conhecimento
O Soletrando vai além da competição. Idealizado para estimular o gosto pela leitura, ampliar o vocabulário e promover o estudo da língua portuguesa de forma lúdica, o projeto também reforça o protagonismo dos estudantes e valoriza o esforço coletivo das escolas.
A final promete ser uma verdadeira celebração do conhecimento, com a participação dos alunos mais bem colocados de cada categoria. O concurso é uma realização do Portal C1 e da Rádio 93 FM, com apoio das Secretarias Municipais de Educação dos municípios envolvidos.









