“Hoje plantamos uma sementinha e esperamos que as mulheres de Balneário Gaivota possam colher os frutos da liberdade e continuem lutando contra todo o tipo de violência, que denunciem nos órgãos de segurança, do judiciário e do serviço social, porque são essas lutas que vão gerar conquistas. Em rede podemos fazer com que os direitos sejam respeitados para que tenhamos uma sociedade mais justa e humana com garantia de direitos a todos sem discriminação a cor, sexo ou classe social”.
As palavras da Psicóloga Renata Marinho Scandolara, em nome da comissão organizadora, resumem o que foi o Projeto Agosto Lilás realizado durante este mês em parceria da Prefeitura Municipal com a Secretaria de Assistência Social, CRAS e Polícia Civil de Balneário Gaivota.
“Muito importante o evento para que as mulheres não se calem e denunciem para o #180 ou #100, nossa área social estará sempre atenta e pronta para atender às pessoas que são vítimas de qualquer tipo de violência”, disse a secretária de Desenvolvimento Social, Onice Medeiros de Lacerda.
A programação durante a quinta-feira, 19, aconteceu em frente ao Posto de Saúde Central, na Avenida Interpraias. No local, desde as 8 horas da manhã foram distribuídos folders sobre os direitos das mulheres na luta contra a violência física ou psicológica, atendimento jurídico, recebimento de denúncias e encaminhamentos da área social, exposição de trabalhos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, SCFV e encerramento com passeata pela Avenida Interpraias com entrega de folderes nos comércios e para motoristas que trafegavam no percurso. O prefeito Everaldo dos Santos, Kekinha, primeira-dama Inês Nascimento e secretária de Desenvolvimento Social, Onice de Medeiros Lacerda participaram da passeata.
“Nosso governo busca humanizar o atendimento em todos os setores e este evento é uma demonstração de solidariedade e de acolhimento às pessoas que sofrem violência doméstica. Cumprimento a todos os envolvidos neste projeto e com certeza colheremos frutos com a conscientização e respeito à Lei Maria da Penha”, destacou o prefeito Kekinha.
A viatura da Polícia Militar acompanhou os participantes orientando o trânsito e oferecendo segurança para todos.