Neste dia 29 de dezembro, Balneário Gaivota completa 30 anos de Emancipação Político-Administrativa. O que antes era um destino de veraneio, hoje é o município que mais cresce em Santa Catarina, consolidando-se como um polo de desenvolvimento sustentável, infraestrutura moderna e qualidade de vida.
Para celebrar este marco, a prefeitura preparou uma grande festa neste dia 29/12, com início às 18h na Terceira Avenida. A programação inclui o tradicional corte do bolo de 30 metros, homenagens aos que construíram essa história e shows com João Bosco e Gabriel, Gerson e Fabrício e Jeito Louco.
A Cidade das Passarelas de Santa Catarina
Recentemente, o município recebeu oficialmente o título de Cidade das Passarelas de SC, através de um Projeto de Lei do deputado Marcos Vieira. O reconhecimento reflete o compromisso com a preservação das dunas e a acessibilidade. A interligação das passarelas, do Mariscão à Passarela Central, somada à nova iluminação da orla, garante segurança e beleza para moradores e turistas.
Mobilidade e Infraestrutura
Sob a gestão do prefeito Everaldo dos Santos (Kekinha) e do vice Jonatã Coelho, Balneário Gaivota alcançou a marca de 62 km de pavimentação nos últimos cinco anos.
Interior e Bairros: Comunidades como Rua Nova, Rio Novo e Anita Garibaldi já vivem a realidade do asfalto, que em breve chegará à Estiva dos Rodrigues.
Conexão Regional: A Estrada Caminhos do Mar avança para ligar o Extremo Sul a Laguna.
Urbanização: As avenidas Beira Mar, Norte, Sul e a Sétima Avenida redesenham o fluxo urbano.
20 Mil Habitantes e Novo Acesso
Com uma população fixa superior a 20 mil pessoas — que salta para 150 mil no verão — o município já projeta seu segundo acesso via Sombrio. O Plano Diretor está em andamento para nortear esse crescimento, garantindo que o desenvolvimento econômico caminhe lado a lado com a ordem urbana.
Investimento Social, Saúde e Educação
A administração municipal tem superado os limites constitucionais de investimento para cuidar das pessoas:
Na Educação (33%) são investidos em projetos como; parceria com o Sistema Positivo para 2026 e a conclusão da Escola Tavane Graeff Costamilan (300 alunos), merenda de qualidade (referência nacional), transporte escolar, aperfeiçoamento dos professores e auxiliares de ensino, entre outras.
Saúde (26%): Unidade Central com atendimento estendido até a meia-noite e abertura de novas ESFs.
Social: Manutenção dos programas sociais através do Centro de Referência da Assistência Social, CRAS, planejamento de novas casas populares em parceria com o Estado e a União para atender famílias em situação de vulnerabilidade.
Sustentabilidade e Lazer
Do esporte, com a cobertura da quadra da Turimar, ao apoio à agricultura e pesca, Balneário Gaivota olha para todos os setores. O Meio Ambiente e a Defesa Civil atuam firmes na drenagem pluvial e na manutenção do complexo lagunar, garantindo que o progresso não comprometa as riquezas naturais.
Mensagem da Administração:
“Ao comemorarmos 30 anos, registramos nosso reconhecimento aos emancipacionistas, ex-prefeitos e a cada morador que acredita em nossa terra. Nossa obrigação é fazer um governo cada vez melhor. Balneário Gaivota se desenvolve a cada dia e o futuro é ainda mais promissor”, destacam Kekinha e Jonatã.
Histórico da Emancipação
Com o aumento do fluxo de turistas e moradores fixos, o movimento por autonomia política ganhou força:
1990: Criado oficialmente como Distrito de Balneário Gaivota, ainda pertencente a Sombrio.
1995: Em 29 de dezembro, o então governador Paulo Afonso Vieira sancionou a Lei nº 10.054, criando o município de Balneário Gaivota.
1997: O município foi oficialmente instalado em 1º de janeiro, com Everaldo João Ferreira como seu primeiro prefeito eleito.
Fotos: Acervo PMBG










