No último dia 29, sexta-feira, com início às 13h30min, aconteceu a I Conferência Municipal de Saúde Mental de Balneário Gaivota. Evento teve o objetivo de aproximar profissionais, gestores e usuários do Sistema de Saúde, para construir possibilidades dentro de um tema tão importante que é a Saúde Mental. Os problemas relacionados a esta temática e o crescimento expressivo de procura pelos serviços de saúde pública em detrimento de doenças como a depressão e sintomas ligados à ansiedade, faz com que o município fique em alerta.
As conferências acontecem de quatro em quatro anos, sendo a primeira no âmbito municipal, e a quinta no estadual e nacional. O evento contou com a presença de autoridades municipais, como o vice-prefeito Jonatã Coelho, vereadora Maria da Saúde e também o do psicólogo Pedro Sitta, que trabalha em um CAPS-AD III, em Porto Alegre (RS), e que realizou uma palestra interativa, bem como a condução das atividades, com o auxílio de funcionários e usuários que integraram a comissão organizadora do evento.
A partir da conferência, produziram-se moções para serem executadas no âmbito municipal, e também ideias para a região macrorregional, estadual e nacional. Logo depois estas moções foram votadas por todos, se seriam aprovadas ou não. No final do evento, foram escolhidos quatro delegados para participar da etapa macrorregional e estadual, e trazer novas ideias no contexto da saúde mental para o município.