A Diocese de Criciúma divulgou comunicado oficial anunciando uma série de mudanças no clero, ordenações e a criação de duas novas paróquias para o ano de 2026. Municípios da região da AMESC serão diretamente impactados, com destaque para Sombrio, Maracajá, Araranguá, Praia Grande, Morro Grande e Ermo.
Mudanças nas paróquias da região

Em Sombrio, o padre Deonor Vieira do Nascimento assume como pároco da Paróquia Santo Antônio de Pádua, enquanto o padre Israel Maia Teixeira auxiliará nos finais de semana na Paróquia São João Paulo II, conciliando a missão com a organização da Comunidade Católica Amor e Aliança, em Forquilhinha.
Em Maracajá, o padre Fábio Fernandes Roque será o novo pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.
No município de Araranguá, o padre Vânio Marguti Pereira foi nomeado vigário auxiliar da Paróquia Sagrada Família. Além disso, a cidade receberá uma nova paróquia: a Paróquia São Francisco de Assis, que será instalada no dia 1º de fevereiro de 2026, às 9h30, tendo como primeiro pároco o padre Marcos Aurélio Mazuroski.
Em Praia Grande, o padre Richardson Luiz Domingos de Souza assume como vigário paroquial na Paróquia São Sebastião.
Já em Morro Grande, uma nova paróquia será instalada: a Paróquia Santa Cruz, com cerimônia marcada para 31 de janeiro de 2026, às 18h. O primeiro pároco será o padre Matheus Spézia de Oliveira.
No município de Ermo, o padre Antônio Eugênio Chemim assumirá como administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças. Natural de Turvo, o sacerdote retorna à Diocese após período no Acre.
Outras nomeações relevantes
A Diocese também confirmou outras transferências para diversas cidades e funções pastorais, entre elas Morro da Fumaça, Forquilhinha, Criciúma, Urussanga e Lauro Müller.
O padre Thiago De Moliner Eufrásio foi designado para missão acadêmica e pastoral em Santa Maria (RS), onde coordenará o Departamento de Teologia da Universidade Franciscana até 2029.
Novos diáconos
A ordenação diaconal está marcada para 27 de dezembro de 2025, às 15h, na Basílica Santuário do Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara. Entre os novos diáconos, destaca-se Rithele Alexandre Lima, da futura Paróquia São Francisco de Assis, em Araranguá.
Momento de comunhão e oração
Em nota, a Diocese pede orações pelos sacerdotes e seminaristas, destacando o compromisso pastoral de cada missão confiada.
“Rezemos para que cada um possa cumprir com fé e dedicação a missão que a Igreja lhes confia”, diz o comunicado assinado pelo bispo diocesano, Dom Jacinto Inácio Flach.










