Região
O 4º Batalhão de Bombeiros Militar encerrou no domingo, dia 5, o serviço de salvamento aquático em Balneário Rincão, Balneário Arroio do Silva, Morro dos Conventos, Balneário Gaivota e Passo de Torres. Esta foi a sétima temporada sem mortes nos 48 quilômetros de áreas guarnecidas. Em cinco meses, foram realizadas mais de 450 mil prevenções a afogamentos e mais de 200 pessoas estiveram envolvidas para garantia de segurança dos turistas, incluindo guarda-vidas militares e civis.
A temporada foi atípica devido à pandemia do novo coronavírus e os guarda-vidas civis e militares conseguiram manter a segurança dos banhistas, respeitando as normas sanitárias de prevenção ao vírus. Neste verão ainda houve uma queda nos atendimentos por conta de queimaduras causadas por águas-vivas. Na temporada de 2020/2021, ocorreram 3.034 casos enquanto no mesmo período de 2019/2020 foram 25.314 ocorrências desta natureza.
A Operação Veraneio do 4º BBM teve seu término estendido para o fim de semana de páscoa, por conta da condição climática favorável para o banho de mar. Desde esta segunda-feira, dia 5, todos os postos estão desativados. Os guarda-vidas retornam às praias em outubro.
Em relação aos arrastamentos e recuperação de afogados, neste ano foram 84 ocorrências, contra 62 na última temporada. Os chamados envolvendo crianças perdidas também tiveram expressiva redução, neste ano os guarda-vidas foram acionados 20 vezes, enquanto em 2019, foram 36 ocorrências desta natureza.